sábado, 10 de janeiro de 2009

Muito além do Cidadão Kane.

Meus nobres amigos hoje o assunto é mídia, televisão, e a bendita, grandiosa, e por que não manipuladora Rede Globo. 

Alguém por acaso já viu o documentário "Muito além do Cidadão Kane?" Nunca viu? Pois então recomendo meu caro, este documentário serve para abrir o seus olhos quanto a mídia brasileira e principalmente a Rede Globo de televisão, colocarei os vídeos parte à parte no fim desta postagem. Como bom comunicador e futuro publicitário, vejo este vídeo como suma importância para nós que estamos na área de comunicação, assim como o filme Cidadão Kane, e não é porque você não é da área que não deve ver, muito pelo contrário.

Bem meus caros, vou fazer uma breve explanação dos vídeos, falando mais especificamente da televisão, que é o caso tratado no documentário, mas vejam bem, não é por isso que descartamos o sensacionalismo barato que é executado na mídia escrita também. Você acha por exemplo que a Globo tem influência na sua vida meu caro? Não? Pois eu acho que tem, mesmo que inconscientemente, mesmo que você não goste, ela lhe influencia, assim como influência à mim e a qualquer cidadão brasileiro.

No documentário vemos quando tudo começa, obviamente na Ditadura. A Globo na época era terrivelmente censurada pelo governo, não podendo passar diversas notícias na televisão. Em um dos exemplos vemos até o cúmulo do absurdo, é dito para os jornalistas que um sequestro iria acontecer no dia seguinte, e que a globo nada poderia falar, sim, o tal sequestro nem havia ocorrido e já era censurado. Segundo é comentado, a Globo rebateu muito destas críticas, e diziam não falar disto apenas pelo fato do regime militar censurar, mas aí é que vem o problema, a globo exaltava o tal regime. Se você é censurada por que então não ficar quietinha hein Sra. Globo?

Uma coisa é fato, este absurdo já vinha de anos atrás, e não era de exclusividade brasileira. Durante a segunda guerra mundial, a poderosa nação Nazista da Alemanha controlava muito a propaganda que era ditada ao seu povo na época. A propaganda de Hitler, foi a alavanca que promoveu a ascensão do seu partido, por aí vemos uma clara parcialidade. E durante a guerra, os países do eixo por diversas vezes faziam publicidades com um patriotismo exarcebado, sempre defendendo o seu lado com unhas e dentes, de uma forma muito sensacionalista e até com um pouco de sarcasmo em suas peças publicitárias. Isto meus caros, forma a opinião do povo, estranhamente o povo alemão adorava Hitler, e você sabe por que? Tenho certeza que a propaganda e a mídia tiveram grande poder sobre isto, aliás vocês já viram aquele comercial da Folha de São Paulo? Se não, recomendo, talvez abra um pouco mais sua cabeça para as coisas que são ditas nas mídias, sejam elas faladas, impressas, redigidas, enfim...

Voltemos ao Brasil e a poderosa TV do (que Deus o tenha) Roberto Marinho. Grande homem! - "Mas grande em que aspecto amigo?" - Para falar a verdade, foi só uma maneira de me expressar. Como disse anteriormente, a mídia é capaz de fazer os moldes de uma sociedade, é a mesma coisa que vimos com a Alemanha Nazista de Hitler (guardado as suas devidas proporções obviamente). É meus queridos o que dizer da parcialidade da Globo em diversas eleições? É o que vemos no vídeo no caso de Tancredo Neves/José Sarney e dos mais absurdos, o caso do Collor com o Lula. É como foi dito, uma total incoerência e imparcialidade, e vejam só meus amigos, até o povo brasileiro desconfiou da "mãozinha" da Globo a Collor, povo este que é sempre tão ingênuo. Foi algo descarado, e a rede de Roberto Marinho (que Deus o tenha novamente!) acabou ajudando muito ao Fernando Collor se eleger, após aquele debate com edições no mínimo medíocres e tendenciosas (é só ver, tá no documentário e muito já foi noticiado sobre isto), foi quase que uma peça publicitária, uma propaganda política para Collor.

Para azar da Globo, Collor teve um governo péssimo e corrupto. Ela teve de mudar as falas, e trocar de script. HEHE. Recentemente outros reporters foram alvos de coisas no mínimo estranhas, por simplesmente falarem a verdade, reparem que estes normalmente somem repentinamente da televisão, ou vão parar em qualquer outra emissora, no mínimo estranho não?! 

Esta rede de televisão tem o poder de mais de 50% dos canais das tvs pagas, além de ter uma audiência disparada em relação as concorrentes, até eu que sou tão bobo veria a possibilidade de criar pensamentos em uma sociedade. Outras emissoras já até se contentam com o segundo lugar, como é o caso do SBT, que se considera como primeiro, e sim isto não deixa de ser uma vitória, eles excluem a Globo, fazendo do segundo o primeiro lugar. Mas dentre este fator, e os milhares citados acima, pense umas 100 mil vezes antes de acreditar nesta rede caótica, pouco verdadeira, as vezes mentirosa e quase sempre parcial e tendenciosa principalmente para fins políticos.

Finalizando, você quer fazer parte desta patifaria? Quer ao menos ter noção do que esta mídia é capaz? - "Mas isso só foi na época da Ditadura e do Collor, agora não existe mais Sgura!" - Ah é? Você que pensa! Eles fazem o esteriotipo de nossa sociedade atual sim, não tenha duvidas disto, somos aos moldes do que eles desejam. Você ainda quer continuar dentro deste circulo? Bem, eu não... 


Muito além do Cidadão Kane (são 4 partes, está na ordem correta, de cima para baixo)








2 comentários:

Pedro Santos disse...

O surgimento da Rede Globo foi em desacordo com a lei vigente na epoca e fruto de ligacoes politicas da familia Marinho com os militares. Inclusive, esse documentario ficou censurado no Brasil durante muitos anos - nao porque seja algo explosivo ou inedito, mas simplesmente pq Roberto Marinho se ofendeu com algumas acusacoes dos entrevistados do filme.

Agora, essa ideia de que a Rede Globo manipula coracoes e mentes esta em decadencia. O erro eh pensar que o receptor - o cidadao que tem o controle (remoto) nas maos - eh passivo e nao pode fazer nada, embora eu considere que se assiste Faustao por falta de coisa melhor na TV (culpa das emissoras).

Outro ponto que nao se pode negar: a Globo conquistou um padrao de qualidade que muitas emissoras no mundo nao conquistaram: tem os melhores equipamentos, as tecnologias de ponta e profissionais bem qualificados.

Outra: existe bobagem tipo Zorra Total e Faustao, mas tamb[em ha o Profissao Reporter, Jo Soares e Os Normais (pelo menos havia).

Sgura disse...

valeu pelo comentário Pedrão.

Vou fazer uma ponderação, concordo com quase tudo que você disse, e sim a Globo é uma empresa enorme, uma das maiores do mundo no gênero, disto não tenho duvidas.

Porém, esta idéia de manipuladora não está tão decadente em minha opinião, principalmente no meio jornalístico. Há um sensacionalismo muito grande neste segmento, e obviamente eles passam sempre o que convém a eles, e não ao povo.