terça-feira, 14 de julho de 2009

O metrô e suas histórias...

Todo dia, todas manhãs e todos horários de pico (entende-se por antes das 9h e pós 18 horas), o metrô é ditado por pessoas. Trens de um lado e de outro, milhões de pessoas passando no mesmo vagão que você já utilizou, ou até quem sabe usando o mesmo banco que você sentou.

Estive nos últimos tempos, reparando no comportamento destes seres que utilizam, o que é para mim, o melhor transporte que a cidade de São Paulo, e milhares de cidades no mundo oferecem, o metrô, e diga-se de passagem que no quesito de segurança e limpeza, estamos muito acima dos "gringos" do primeiro mundo.

Pois bem, o que eu ia falar? Me perdi...

Ah sim, comportamento de seres neste transporte. E você deve estranhar, por que citar pessoas como seres? Simplesmente porque não parecem pessoas em si, e sim seres vivos, apenas. Com situações estranhas, e até caóticas, foi o caso da semana passada, presenciei duas cenas intensamente "Bizonhas" para meu gosto.

Segunda-feira, 11 horas e 35 minutos, entro no trem e vejo um cara extremamente agitado, ao que me pareceu, o ser estava drogado, devia ter "cheirado uma carreirinha", pois bem, eis que este ser começa a incomodar as pessoas ao redor, uma mulher de uns 30 anos, que estava sentada ao seu lado, levantou e assim ficou, pois o ser praticamente havia a expulsado do banco, tendo em vista que este se mexia como se tivesse tomando choques elétricos em sequencia. Pois bem, o rapaz não gostou da reação da moça e indagou à ela: "Você tá incomodada comigo, boneca?" - pensei: pronto, a briga está arranjada - a mulher de certo ouviu o sujeito, pois estava em pé ao seu lado, mas 10 segundos depois desceu na estação Vergueiro, sem dar um pio, talvez com medo do rapaz agitado.

Neste mesmo dia me deparo com uma situação estranhissima na volta para casa, o "locutor" do trem, falava as estações cantarolando, engraçadissímo! "Próxima estação Sãããão Joaaaaaaaquim" - "Por favorrrrr, não fiquem na frente das portassssssss, isto causa atraso nos trenssss" - e estendia o "s" e "r" assim como os sertanejos de antigamente.


Comportamentos comuns no metrô: (todas ocorridas ou vistas por mim)

Situação 1: Você esbarra em alguém, pede desculpa, e a pessoa lhe olha torto ou responde mal.

Situação 2: Mulher, 50 anos - Homem, 25 anos - A moça incomodada com o rapaz, fala para ele se afastar, pois havia espaço para ele do outro lado, e ela se sentia mal. Rapaz muito bravo responde - "Ué, se você tá incomodada que vá você para o outro lado, ora essa, era só o que me faltava...dá próxima vez eu pego um taxi." - Mulher simplesmente ignora.

Situação 3: Metrô vazio, velhinhos com espaço para sentar em bancos reservados, ocupam todo o espaço em bancos marrom(os tradicionais).

Situação 4: Mulher grávida/Idoso/Obeso - querem sentar e mandam indiretas para as pessoas saírem do banco.

Situação 5: Uma idosa queria sentar em uma cadeira reservada, e lá se encontrava um garoto ouvindo música com fone de ouvido no talo, aparentando 20 anos, olhando reto, sem virar a cabeça. A senhora estava com milhares de sacolas na mão, chegou a dar dó. O garoto se quer moveu uma palha para a senhora, quase cheguei nele e falei - e ela ainda falava para um rapaz ao lado "essas pessoas hoje em dia não respeitam mais ninguém mesmo!"

Situação 6: Criança lambendo corrimão como se fosse um cão e a mãe quase lambendo junto (modo de dizer, mas ela não fazia nada para a criança tirar a língua do local, que para mim é um dos lugares mais sujos que existem.)


Sem contar as figuras, alguns você olha e desacredita. Algum dia conto sobre estas figuras, por hoje é tudo meus caros.

Nenhum comentário: