sábado, 22 de novembro de 2008

Ano 2500.


Você já imaginou como tudo estará daqui 500 anos? Nem eu, mas a partir disto, decidi por mim mesmo abrir uma realidade um tanto fictícia, ou não, do ano 2500 D.C., que possivelmente abrigará os bisnetos de nossos bisnetos.

Segue a carta do futuro meus caros amigos, vejam que relato impressionante.


"Olá amiguinho Sgura, vou lhe dar uma breve descrição de como tudo está no mundo até hoje, dia 23 de Novembro de 2500.

Clima mundial:
Temperatura média global da Terra no verão: 44ºC
Temperatura média global da Terra no inverno: 2ºC


Questão do aquecimento global:
Após muita luta, o homem conseguiu "neutralizar" o problema com uma injeção de plantação de árvores a partir do ano de 2105, onde a situação chegou a ser caótica devido a temperaturas elevadíssimas de média 56ºC(verão) e -13ºC(inverno). Nestes anos, o mundo sofreu muito, e a mortalidade a partir do ano de 2085 tornou-se maior do que os nascimentos, fazendo desta forma que o crescimento vegetativo global diminuísse consideravelmente.


Situação mundial durante o Aquecimento Global:

Situação europeia: Um super esfriamento na Europa, fez com que milhares de europeus migrassem de suas terras para a Africa e América do Sul a partir de 2095. Holanda e Bélgica, os famosos Países Baixos, foram 100% devastados.

Situação asiática: Houve uma imigração enorme para países como a Índia, Arábia Saudita e principalmente Austrália e Oceania, devido ao fato das temperaturas estarem extremamente desfavoráveis na Rússia, está imigração ocorreu a partir de 2102. Porém países como Indonésia, Coréias e Japão foram devastados por tsunamis, o último inclusive foi totalmente submerso pela água, e infelizmente sumiu do mapa em 2091, que seria o 7º tsunami nos últimos 5 anos no Japão.

Situação dos Estados Unidos: México, América Central, Brasil e Argentina foram as saídas mais viáveis dos estados-unidenses, no ano de 2104, a temperatura no inverno ponderada chegava a 61ºC, com furacões em diversos locais, já no inverno era algo em torno de -12ºC.

Situação da China: Dos países do Meridiano norte, a China foi a menos prejudicada, teve temperaturas muito instáveis, mas foram os pioneiros em construções de máquinas que mexiam diretamente com a temperatura, e também a maior produtora de árvores no mundo, foi o modelo para o fim do aquecimento global

Situação da África: Com a imigração em grande escala, principalmente para o norte africano, países como Marrocos, Egito, ficaram extremamente desenvolvidos. Africa do Sul pelo lado sulista africano, também teve desenvolvimento deveras agressivo. A temperatura africana era sustentável, com alguns tufões, furacões, mas nada que prejudicasse muito.

Situação das Américas Central e Sul: Cuba foi totalmente desvastada por furacões e tempestades intermináveis, Panamá, Honduras e principalmente o México tornaram-se o ponto de refugiados norte-americanos e canadenses. Brasil, Argentina viraram nações hiper desenvolvidas ganhando grande mercado e potência mundial.


Esta foi a situação mundial durante o que dizem ser os 100 anos de terror glacial, entre 2056 e 2156, o caos na época era evidente, certos países tiveram presidentes assassinados brutalmente, parecia que um meteoro iria cair na terra, para você imaginar o quanto foi sofrido tudo isto. Os resquicios do aquecimento global são vistos até hoje em 2500, mesmo porque as temperaturas ponderadas da terra, estão longe de serem ideais, mas foi conseguido um certo equilíbrio nos últimos anos. Estados Unidos e Europa se recuperaram bastante, e voltaram ao normal a partir de 2345. Japão não foi reconstruído e continua inexistente no mapa, assim como os Países Baixos. A Indonésia ainda sofre com pequenos tsunamis, assim como as Coréias, ambos locais estão desabitados.


Situação Economica (ano atual: 2500)

Potência Mundial: China (superou-se na época do Aquecimento global)

G7 atual: Brasil, México, Argentina, Austrália, Reino Unido, Itália e Alemanha (os 3 últimos se recuperaram rapidamente da famosa "Era glacial" ou aquecimento global agressivo ditado acima.)

Países considerados desenvolvidos(que não eram desenvolvidos em 2009): Africa do Sul, India, Arábia Saudita, Egito, Chile e Uruguai.

Países emergentes: Colômbia, Venezuela, Marrocos, Líbia, Panamá, Estados Unidos, França e Espanha. (os 3 últimos recuperando-se do aquecimento global).

Países considerados subdesenvolvidos(que não eram subdesenvolvidos em 2009): Rússia e Canadá.

Argentina: É um caso a parte, onde em 2250 a Bolívia foi anexada ao seu território, após uma batalha que durou anos entre os dois países.

México: Com exceção de Honduras e Panamá, o México anexou todo o território da América Central, e inclusive grande parte dos Estados Unidos.

Número de nações em 2500: 103 países (em 2009 eram mais de 200) - Aquecimento global acabou com milhares de ilhas e países com tsunamis, furacões e tufões, sem contar os países que após muitas guerras tornaram-se apenas um.

Expectativa de vida mundial: 84 anos (em 2056 a expectativa de vida chegou ao ápice de 97 anos, isto foi decaindo devido ao aquecimento global, o ponto mais baixo foi em 2108, ficando por cerca de 61 anos.)


Tecnologia e máquinas em geral:
Computadores são todos de mão e cabem no bolso, sendo além de celular(pouco usado em 2500), câmera digital, e teletransportador. Não existem mais supermercados, todas compras são feitas via internet pelo "celular", tudo é digital, sem exceção e a maioria dos produtos que comemos são totalmente artificiais, tendo em vista que as plantações estão escassas. O teletransportador, lançado em 2398 pela China, quebrou as barreiras da comunicação, e celulares, telefones e outros tipos de comunicadores são praticamente inúteis, o mesmo podemos dizer dos meios de transportes, que em certos países já deixaram de existir. Desta forma a China chegou há uma poluição mínima e avançou significativamente na area tecnologica.

O teletransportador: Certos locais, são bloqueados para o teletransporte, um exemplo, na sua própria casa você seleciona os nomes das pessoas do qual podem teletransportar para ela, tirando assim a possibilidade de um estranho entrar sem seu desejo. O mesmo acontece com empresas.

Não existe mais empregadas, mini-robôs podem ser comprados por 25 euros em qualquer loja de esquina, estes também limpam as ruas.

Questões médicas: A cura do câncer foi descoberta em 2058, a da AIDS em 2074. Médicos são robôs programados, e NUNCA falham. A morte mais comum nos anos atuais é por envelhecimento precoce, normalmente a pessoa morre dormindo, sem dor e explicações.

Questões jurídicas: Assassinatos são raros, mas existem muitos bandidos, a justiça, ao contrário de 2009, não ERRA NUNCA.

Questões sociais: A fome continua sendo um problema, em países isolados na África, no Canadá e Rússia. Houveram diversos problemas sociais, muitas guerras, no Brasil houve a questão da Amazônia, este entrou em guerra com os EUA que gostariam de tomá-la dos brasileiros. Estados Unidos também que não podiam ver o poder chinês em larga escala, acabando por travar a batalha das Potências em 2094, mas os americanos foram impiedosamente derrotados.

Questões religiosas: Após a aparição do que diziam ser Jesus Cristo, em 2114, a fé ainda continua sendo uma das coisas que mais move o planeta.

População mundial (2500): cerca de 1,5 bilhões de pessoas vivem no mundo.



Brasil, 2500:

Temperatura média (inverno): 4ºC
Temperatura média (verão): 45ºC

Amazônia: Em 2089, com todos os problemas do Aquecimento Global, Brasil e Estados Unidos travaram a famosa batalha da Amazônia. O Brasil a perdeu para os norte-americanos em 2093, Após muitos anos de domínio norte-americano, os EUA não conseguiram uma solução e perderam a Amazônia para a China em 2114 que apoderou-se totalmente do local e reflorestou grande parte do território. Hoje (2500), a Amazônia, também chamada de "Xinuqua" pelos chineses, está 96% reflorestada, e pertence a China.

Território Brasileiro de 2500: Resume-se ao estado de Goiás, ao Nordeste, Sudeste, e Sul de 2009. Todo resto foi anexado a China que tomou posse da Amazônia. Porém vendo esta perda enorme de território, o Brasil brigou com o Paraguai por volta de 2251 e anexou as terras paraguaias as brasileiras.

Política: Por incrível que pareça a corrupção não existe mais, e os impostos são mínimos.
Economia: Considerada a terceira economia do mundo, perdendo apenas para China e México.
Social: A fome não existe, o analfabetismo também não. Assassinatos ainda ocorrem no Rio de Janeiro com certa frequência, mas tudo de uma forma bem menos corriqueira do que em 2009.
População: 250 milhões
Mortalidade infantil: 0,4 (a cada 1.000 nascimentos)
Expectativa de vida: 89 anos.

Nos esportes: Uma potência olímpica, atualmente no ranking total de medalhas só perde para os chineses. O futebol continua sendo o grande trunfo brasileiro, faturando nada menos que 58 copas do mundo, com a Itália em 2º com 43.

Bem, acho que não tenho mais nada a acrescentar, espero que tenha gostado do mundo aqui em 2500 Sgura! Forte Abraço!"


Recebi essa carta hoje, e aí?! Vocês acham viagem? Com certeza bastante ?! Mas então dê sua opinião e diga, o que será do mundo em 2500?

3 comentários:

Unknown disse...

E no ano 3500?

Já temos previsão?

Abraço,

Tiago Bolssonaro

Korno da Helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
beta rio disse...

nossa entao o mundo sera maravilhoso nesse ano espero reencarnar nessa epoca!