sexta-feira, 31 de julho de 2009

Um pouco mais do Twitter.

Meu navegador (Google Chrome) denuncia, "O Twitter é o site mais acessado por você!", sim caros, por incrível que pareça a ferramenta superou meus acessos em relação ao meu e-mail principal (Gmail) e ao tão famigerado Orkut.

Para ficar por dentro das notícias do mundo, trocar umas palavras com alguns amigos ou simplesmente explorar ideias novas para trabalhos ou fins profissionais, é no Twitter que eu entro, poderia definir este, como meu centro criativo. Pois bem, como uso esta ferramenta tanto em casa quanto no trabalho, e estou lendo bastante sobre, fiz uma análise do comportamento de "twitteiros" e vou explaná-la a vocês nobres colegas e amigos.

Muitos que frequentam o Twitter devem saber, que por lá já habitam diversos famosos, desde humoristas sensacionais, como Danilo Gentili (@danilogentili) e Rafinha Bastos (@rafinhabastos) até cantoras como Ivete Sangalo (@ivetesangalo) ou Pitty (@pittyleone). Normalmente estes seres são denominados como "pops" na ferramenta, devido ao seu número de seguidores (followers).

Sendo assim vamos a análise completa, dividi os twitteiros em 6 grupos distintos:

1. Twitteiros que seguem muita gente mas não são seguidos por quase ninguém (número de following é muito maior em relação ao de followers): Normalmente pessoas que usam a ferramenta apenas para fins de informação, adicionam diversos canais, e não gostam do Twitter para fins de conversação.

2. Twitteiros que seguem um pouco mais do que são seguidos (número de following é um pouco maior que o de followers): Posso me enquadrar neste perfil, são twitteiros interessados, estão afim de notícias e conversação com amigos, vale ressaltar que grande parte destes twitteiros sempre trazem links e notícias extremamente interessantes.

3. Twitteiros que seguem e são seguidos igualmente (mesmo número de following e followers): Simples, a famosa tática do "você me segue, que eu te sigo", extremamente fútil e desagradável, pois este ser não liga para a qualidade, e sim para a quantidade. Normalmente são pessoas que não sabem dar o valor real a esta excelente ferramenta (lógico que temos várias exceções).

4. Twitteiros que seguem pouco, e são muito seguidos (número de following é menor em relação ao de followers): São formadores de opinião. Alguns mostram um ar de intelectualidade, outros fazem por merecer tanto seguidores, mandando links e passando informações interessantissimas, é uma porção que pode ser bem explorada por perfis publicitários com fins de divulgação de produto.

5. Twitteiros que não seguem quase ninguém, e são seguidos por milhares de pessoas (número de following baixissimo, ao contrário dos followers que é muito alto): Portais, canais de comunicação ou simplesmente famosos, sim, aqueles que citei no inicio são um exemplo, também são formadores de opinião, mas muito mais dificeis de impactar em relação ao grupo 4.

6. Twitteiros que seguem muito, e são muito seguidos (número alto de following e de followers): Estes, são os verdadeiros políticos, são poucos os casos, um inclusive é de um político, coincidência ou não (hehe), é do @joseserra_, este segue bastante de seus seguidores.


Por favor não generalizem estes perfis, é apenas uma análise genérica, e logicamente temos bastante perfis que não cabem a estes grupos. Já que estamos falando de Twitter, você já viu a sua sede? Sim caros amigos, o twitter tem um prédio em San Francisco nos Estados Unidos, confiram:






Imaginem trabalhar em um ambiente deste? Deve ser maravilhoso!
Espero muito que o Twitter não se torne como o Orkut, que ficou tão popular, que é impossível fazer amizades pela rede. Torna-se até necessário trancar fotos, vídeos, recados e outras coisas para não ter seu perfil clonado ou receber excesso de spams.

Acho que isso é tudo meus nobres leitores, qualquer dia descubro mais sobre esta ferramenta tão interessante que é o Twitter. Até breve!

4 comentários:

Bruno de Pierro disse...

cara, realmente o twitter é bom mesmo..mas ainda estou desconfiado dessa euforia.

Unknown disse...

estou no grupo 3 following = followers, mas acho q sou exceção

Pedro Santos disse...

Seguuuuuuuuuuura o Sgura!!

Pô, bixo, eu tava querendo ver nesse post uns ensinamentos massa, tipo "Segura o twitter: um guia para você tuítar", pra aprender alguma coisa dos seus conhecimentos (RT, Trending Topics) e vc me vem com essa classificação? é engraçada pelo menos... Abraços!!!!!!!

Sgura disse...

Talvez em breve Pedrão.

Postei isto apenas como curiosidade, é mais ou menos esse o esquema mesmo, outro dia posto mais coisas sobre o twitter.