quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O paralelo da comunicação.

Texto não recomendando para pessoas que não fazem Comunicação. Se você faz outro curso e ler o texto abaixo, me chamará de louco, pois você obviamente terá um preconceito com as coisas que eu descrever e provavelmente achará tudo um absurdo, mas se mesmo assim quer arriscar, fique à vontade, só não venha me xingar depois de ler, ok? Bem, tá avisado...


Desde pequeno somos condicionados a pensar que uma caneta por exemplo é uma caneta, ou que uma revista é uma revista, ou então que uma bola é uma bola. 

Puta merda! Mas é obvio que uma caneta é uma caneta, caralho! Sgura você tem problemas, cara!

Meu amigo, acalme-se, se você não é da area de comunicação esta é a última chance de parar de ler ok?


A situação é a seguinte, por que uma caneta chama caneta? Você sabe? Pense no objeto caneta, não na palavra, pensou? Então uma caneta não poderia muito bem ser chamada de microfone ao invés de caneta? - Lógico que não, porra!!! - Na realidade poderia sim, nós damos significados a tudo que existe no mundo, é uma necessidade do homem, lógico que tem toda uma história envolvendo a palavra caneta, e o signo dado à ela foi este, mas uma caneta poderia muito bem chamar-se microfone. Sim, eu sei, é difícil pensar nisto, e de modo diferente do mundo, mas por exemplo, todas as palavras que cito neste texto tem seu devido significado e sem isto eu não iria conseguir me comunicar, pois provavelmente nenhuma palavra teria significado algum, deu para clarear as coisas?! - "Não, não deu cara, para mim você não passa de um louco. - Para quem não vive no meio de comunicação e nunca estudou sobre isto (o assunto é visto na matéria Ciência/Teoria da Comunicação), parece ser uma grande loucura mesmo, além de ser muito complicado passar a mensagem da forma que desejo para vocês.

Não há como negar, é sim uma grande piração, mas não são coisas irreais, esta que é a questão principal. Tudo que escrevi tem um signo, um significado, uma referência e um referente, por isso graças a deus você entende todo o texto acima e também entende este que estou escrevendo neste exato momento. Mas vamos a outra questão para tentar entender a situação, você já pensou por que a cor azul chama-se azul? Por que não chamaram a cor "vermelha"(pense apenas na cor, não na palavra) de azul? Sinceramente é um mundo paralelo...

Quer entender realmente tudo que falei acima? Pense como uma pessoa que já nasceu cega, ela sabe o significado de certo objeto pelo tato, se um dia ela vier a recuperar a visão, ela irá olhar para o objeto e momentaneamente não saberá o que é realmente, uma latinha de refrigerante por exemplo é uma latinha de refrigerante quando ele usa o tato, mas quando ele usa a visão uma latinha de refrigerante deixará de ser uma latinha de refrigerante, percebe a associação? 


O exemplo acima diz tudo sobre os signos que o ser humano impôs para ele mesmo seguir, tudo realmente significaria outra coisa e teria um sentido totalmente diferente, e este texto que fiz a vocês poderia ser na verdade um conto erótico...na realidade ele é, e ainda tem uma mensagem subliminar para quem ler me idolatrar pelo resto da vida, mas só quem faz comunicação pode entender e sentir a mensagem real desta postagem... =]

Nenhum comentário: