sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os 10 maiores clássicos do mundo.

Segunda a CNN, os 10 maiores clássicos do mundo são estes:

1) Celtic e Rangers, Escócia (Glasgow)
2) Lazio e Roma, Itália (Roma)
3) Boca Juniors e River Plate, Argentina (Buenos Aires)
4) Al Ahly e Zamalek, Egito (Cairo)
5) Galatasaray e Fenerbahce, Turquia (Istambul)
6) Olympiakos e Panathinaikos, Grécia (Atenas)
7) Red Star Belgrade e Partizan Belgrade, Sérvia (Belgrade)
8) Wydad e Raja Casablanca, Marrocos (Casablanca)
9) Corinthians e Palmeiras, Brasil (São Paulo)
10) Peñarol e Nacional, Uruguai (Montevideo)


Para mim, alguns clássicos absurdos nesta lista, outros bem obvios, em que a rivalidade estrapola o limite das 4 linhas, repare que a rivalidade é criada em 95% dos casos por times da mesma cidade.


1- Celtic x Rangers - Glasgow (Escócia)
Sem dúvida alguma, o maior clássico do mundo não há discussão, se você imaginou que eu ia meter o pau se enganou redondamente. A rivalidade envolve mais do que futebol, as torcidas além de fazerem guerras antes dos jogos, também travam disputa políticas e religiosas, sim meu caro, a torcida do Rangers em sua grande maioria são devotos do Anglicanismo, que são nada menos que seguidores político-religiosos da Rainha do Reino Unido, e ainda veneram o grupo terrorista Ulster UVF. Já a do Celtic são católicos, e em sua grande maioria irlandeses que moram na Escócia, além de exataltarem o grupo terrorista IRA. Ao ler isto parece até uma brincadeira, mas quem dera fosse, essa rivalidade para a cidade de Glasgow, é realmente incrível, o clássico  escocês é mais conhecido como "Old Firm" (Empresa Velha).
Posição Sgura: 1º


2- Lázio x Roma - Roma (Itália)
Rivalidade conhecida por muitos, mas pouco citada. Também envolve questões extra campos, principalmente políticas, a Lázio desde sua criação sempre foi ligada à elite romana, já a Roma sempre fora ligada a classe de operários, uma concentra seus torcedores na região sul (Roma) e outra no nordeste de Roma (Lázio), e no campo sempre travam uma grande batalha, dividindo sempre o mesmo estádio para jogar.
Posição Sgura: 7º


3- Boca Juniors x River Plate - Buenos Aires (Argentina)
Está é clássica, e até quem não manja muito de futebol deve saber que tal rivalidade é muito forte, e vem de berço desde 1913 movendo as duas maiores torcidas na Argentina. Para mim é muito mais forte que a Lázio x Roma, a única palavra que podemos citar em um jogo destes dois times é: GUERRA. Procurem no youtube e vocês vão saber do que eu estou falando, a coisa é feia, mas a posição dada pela CNN para mim é justissíma.
Posição Sgura: 3º


4- Al Ahly x Zamalek - Cairo (Egito)
A CNN para mim foi infeliz na colocação deste clássico entre os 10 maiores. Fui buscar algo no youtube, e o máximo que vi foi um jogo com um tanto de emoção mas sem muitas coisas que definem uma rivalidade enorme e gingatesca como as citadas acima, para falar a verdade pouco conheço do clássico, mas enfim não vi nada demais nos jogos pelo youtube. E ainda você lembra qual foi a última Copa do Mundo que o Egito disputou? Pois é, nem eu, não creio que o futebol seja um esporte tão popular e tradicional por lá.
Posição Sgura: Entre os 100 primeiros.


5- Galatasaray x Fenerbahce - Istambul (Turquia)
Pense em um clássico...ok pensou? Tá, agora pense em um clássico com turcos em campo e na torcida...? É díficil né? Primeiro que eles são extremamente apaixonados por futebol, não há dúvidas quanto a isto, na Turquia futebol é disparado o esporte mais popular. A coisa lá é mais feia do que imaginamos, a violência impera entre a torcida (não que isso seja índice de rivalidade), mas também são clubes com políticas e torcidas de cultura totalmente diferentes. Essa história que vou contar a seguir, deu inclusive na própria CNN, em frente ao estádio e cede do Fenerbahce (clube com as cores amarelo e preto), foi construído um Macdonald's, este com suas cores características, o vermelho e o amarelo, só que há um problema aí, são exatamente as cores do Galatasaray. Com este fato a diretoria do Fenerbahce mandou o Macdonald's mudar as cores de seu logo, caso contrário o clube iria comprar o terreno do proprietário, já que este era apenas um aluguel para o "mac". Pois bem, o único Macdonald's Amarelo e Azul(sim azul foi a cor escolhida) do mundo, fica na Turquia em frente ao estádio do Fenerbahce. Quer mais rivalidade que isso? 
Posição Sgura: 2º


6- Olympiakos x Panathinaikos - Atenas (Grécia)
O futebol grego nos últimos tempos cresce consideravelmente de produção, principalmente após a conquista da Eurocopa de 2004 pela Grécia. Sem dúvidas é um grande clássico, com toda certeza de muita expressão em Atenas, mas não creio que seja o 6º maior do mundo, talvez entre os 50 maiores poderíamos colocar este jogo.
Posição Sgura: Entre os 50 primeiros. 


7- Red Star x Partizan - Belgrade (Sérvia)
Se o ranking fosse de violência este seria o maior clássico do mundo. Talvez pelo fato da antiga Iuguslávia viver em guerras, este povo já esteja acostumado com esse tipo de situação. Vi algumas reportagens no youtube e o negócio é de dar medo, até parece uma terra onde tudo é permitido, em um dos vídeos um torcedor do Partizan fala que existem 3 coisas que prestam no mundo, são elas: Partizan, mulheres e cocaína. Pode isso? Realmente o negócio é bem feio por lá e a rivalidade se estende por milhares de anos, tendo em vista que ambos são da mesma cidade, o que nos faz pensar, que mesmo com os desmembramentos da antiga Iuguslávia a rivalidade não foi afetada em nada, e com toda certeza esta passa das 4 linhas.
Posição Sgura: 5º


8- Wydad x Raja - Casablanca (Marrocos)
A segunda infelicidade da CNN, futebol em Marrocos? É, pisou na bola, assim como o clássico Egipcio, tentei procurar algo no youtube, e o que eu vi foi um jogo normal de futebol, talvez com uma emoção a mais por ser um clássico, mas nada de muito relevante.
Posição Sgura: Entre os 100 primeiros.


9- Corinthians x Palmeiras - São Paulo (Brasil)
O que falar deste? O maior do Brasil com toda certeza, desde épocas de Palestra, estes clubes travam uma rivalidade intensa dentro e fora de campo. Quando há um Palmeiras e Corinthians o coração fala mais alto, não há como se conter a emoção e a paixão dentro destes torcedores. Não tem nem muito o que descrever, pois todos já sabem o que existe por trás desta rivalidade.
Posição Sgura: 4º


10- Peñarol x Nacional - Montivideo (Uruguai)
Uruguaio é apaixonado por futebol, e estes são os dois maiores clubes do país. Talvez seja até por respeito colocar este clássico, já que envolve um país duas vezes campeão do mundo, mas não deixa de ser um excelente clássico com muita rivalidade. Os uruguaios com descedência espanhola eram na grande maioria torcedores do Nacional, e os com descendência italiana, torciam para o Peñarol, assim criou-se este atrito e até hoje figuram como as duas maiores equipes do país e por que não do mundo. 
Posição Sgura: 10º


Clássicos que merecem destaque:

Internazionale x Milan - Milão (Itália)
Posição Sgura: 6º

Internacional x Grêmio - Porto Alegre (Brasil) 
Posição Sgura: 8º

Barcelona x Real Madrid - cidades diferentes (Espanha)
Posição Sgura: 9º

Atlético x Cruzeiro - Belo Horinzonte (Brasil)
Posição Sgura: 11º

Shalcke 04 x Borussia Dortmund - cidades diferentes (Alemanha)
Posição Sgura: 12º

Flamengo x Vasco - Rio de Janeiro (Brasil)
Posição Sgura: 13º

Sevilla x Bétis - Sevilla (Espanha)
Posição Sgura: 14º

Arsenal x Manchester United - cidades diferentes (Inglaterra)
Posição Sgura: 15º



Outros, entre os 50 primeiros:

Liverpool x Manchester United - cidades diferentes (Inglaterra)
Ajax x Feyenoord - cidades diferentes (Holanda)
PSV x Ajax - cidades diferentes (Holanda)
Atlético x Real - Madrid (Espanha)
Porto x Benfica - cidades diferentes (Portugal)
Universidad x Colo-Colo - Santiago (Chile)
Chivas x América - cidades diferentes (México)
Benfica x Sporting - Lisboa (Portugal)
Palmeiras x São Paulo - São Paulo (Brasil)
São Paulo x Corinthians - São Paulo (Brasil)
Coritiba x Atlético - Curitiba (Brasil)
Bahia x Vitória - Salvador (Brasil)
Flamengo x Fluminense - Rio de Janeiro (Brasil)
Genoa x Sampdoria - Genoa (Itália)
Dínamo x Steua - Bucareste (Romênia)
Independiente x Racing - Avellaneda (Argentina)
Besiktas x Fenerbahce - Istambul (Turquia)
Besiktas x Galatasaray - Istambul (Turquia)
CSKA x Levski - Sofia (Bulgária)
Guarani x Ponte Preta - Campinas (Brasil)
Olympique Marselhe x PSG - cidades diferentes (França)


Vocês podem me perguntar por que o clássico Manchester x Arsenal por exemplo, tá lá embaixo? Podemos dizer que clássicos dentro da própria cidade se caracterizam muito mais pela rivalidade, do que clássicos em que as equipes são de cidades diferentes, acima é a minha opinião, e com certeza cada um tem a sua, a tensão que envolve times de uma mesma cidade em um dia de clássico é muito diferente do que times de cidades distintas.

2 comentários:

Unknown disse...

fala mano, concordo com vc ai pelos classicos, em alguns classicos eles exageraram demais, faltou real x barça entre os 10, inter x milan tbm..

ta mto louco seu blog abraços!

OOOOO O CORINGAO VOLTOUUUUUU

Abraços Fernando Garcia

Marco disse...

Está muito bem.
Mas penso que o Sporting - Benfica, ou um Benfica - Sporting talvez mereça mais que um humilde "entre os 50" xD

Deixo aqui um video do ano de 2008, em que o sporting venceu 5-3 o benfica depois de ter estado a perder por 2-0.. Não houve muita violencia neste jogo como existe em jogos do red star e do pratzan, mas custuma existir alguma entre ambas as claques, os juveleo (sporting) e diabos vermelhos(benfica), mas que houve emoção houve , mas melhor é voce ver.

http://www.youtube.com/watch?v=WK3YAzc22rQ

PS. É de lembrar que este derby-classico tem mais de 100 anos , sendo considerado do mais vibrantes da europa .