quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A primeira final é domingo.



Palmeiras e São Paulo medem forças neste domingo pelo Campeonato Brasileiro de 2008. O clássico é importantíssimo, o Verdão está em 2º com 54 pontos, já o São Paulo em 4º com 52 pontos, ambos ainda almejam o título brasileiro, o que torna o famoso "Choque-Rei" (nome dado ao clássico) ainda mais interessante e emocionante.

Como de costume, há uma troca de farpas entre jogadores e torcidas. De um lado, Luxemburgo, Diego Souza e Leandro dizem que o Palmeiras é favorito para o clássico, com isto, Muricy rebateu as críticas e ainda disse que o São Paulo é 100% favorito para o jogo de domingo. Por outro lado Rogério Ceni pede respeito mas diz que clássico é divisor de águas no campeonato, Elder Granja do lado alviverde fala no mesmo tom que o arqueiro são paulino. Para completar a torcida Mancha Verde, enviou flores ao CT do São Paulo, dizendo que "elas" serão bem recebidas no Palestra Itália, dessa vez sem gás e sim com flores (último jogo no Palestra, com o famoso gás de pimenta no vestiário são paulino). Particularmente acho que isto só alimenta os bambinos para o jogo, apesar de ser no mínimo engraçado.

No ano, o Palestra degladiou 6 vezes com o time do Jardim Leonor, sendo 3 vitórias para cada lado, com destaque para o 2-0 nas semi-finais do Paulista, que levou o Palmeiras ao título contra a Ponte Preta mais tarde.

Abaixo a lista dos confrontos entre Palmeiras e São Paulo:

Partidas: 290 ( de 30 de Março de 1930 até 30 de Julho de 2008 )
  • Vitórias do Palmeiras: 97
  • Vitórias do São Paulo: 100
  • Empates: 93
  • Gols do Palmeiras: 385
  • Gols do São Paulo: 396
A vantagem em toda a história é de apenas 3 vitórias pró SPFC. É sem dúvida alguma um jogo que envolve intensa rivalidade, na realidade muitos palmeirenses consideram o São Paulo mais que um rival, e sim um inimigo, para eles o único rival do Palestra, é o Corinthians. Particularmente concordo com tal tese, pois o São Paulo tem um passado negro, sempre foi um time sujo para conquistar seus objetivos, você não acredita?


Pois bem, vamos aos fatos:

Você sabia...

  • Que o São Paulo FC, faliu em 1930 e foi fundado novamente em 1935, mas com pouco sucesso ia sucumbir novamente, desta forma teve de fazer uma fusão com a equipe do C.A.Estudiantes para não falir novamente ?
  • Que em 1938, Palestra e Corinthians fizeram o famoso "jogo das barricas", colocaram barricas na frente do Palestra Itália para o povo jogar dinheiro para ajudar o São Paulo FC a pagar suas dívidas ?
  • Que no ano de 1942, com a Guerra do Brasil com o eixo (Alemanha, Itália e Japão) eles sem patrimônio algum tentaram se aproveitar para tomar o Palestra Itália e ainda exigiam que o "Palestra de São Paulo" trocasse do nome ?
  • Que na mesma semana em que o Palestra trocou o nome e virou Palmeiras, o São Paulo FC ia fazer uma final que viria a ser histórica no Pacaembu, neste jogo o Palmeiras ganhava por 3-1 e tinha um pênalti a seu favor, mas o time são paulino decidiu simplesmente "fugir" e abandonar o jogo para não tomar um goleada história do Alviverde ?
  • Que para ter um patrimônio o São Paulo FC precisou de ajuda de Laudo Natel na época governador do estado de São Paulo e do dinheiro público para construir o tão famoso Morumbi ?
  • Que em 1990 o São Paulo FC foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paulista, mas com o apoio dos dirigentes da FPF, conseguiram reverter no tapetão a fórmula de 1991. Disputaram a divisão inferior, mas conseguiram fazer com que esta indicasse vaga para as finais, e ainda considerasse esta campanha da segunda divisão para os critérios de desempate na finais de 1991.
  • Que em 1994, irritada com o ostracismo provocado pela rivalidade Palmeiras e Corinthians, e principalmente pela supremacia do Palmeiras, bi-campeão paulista e brasileiro daqueles anos, a diretoria do São Paulo FC mandou esburacar o gramado do Morumbi para impedir que o último jogo do campeonato, de entrega de faixas, entre Palmeiras e Corinthians, fosse realizado no Morumbi.
Eu poderia ficar aqui até amanhã citando as falcatruas deste time sujo (sim ainda tem um monte de coisa não citada)! Mas se você não conhecia, tá aí um pouco da história do que hoje dizem ser o time mais organizado do Brasil, e fazem marketing para ser a maior torcida do Brasil, não sei como, tendo em vista que 80% de seus torcedores são compostos por simpatizantes, que é aquele "torcedor" que só acompanha quando o time está vencendo, quando perde misteriosamente ele desaparece.

Por isso eu digo que o Corinthians é nosso rival dentro de campo, e sempre será, e o SPFC o coadjuvante deste clássico e eterno inimigo do Palmeiras, é um time que joga pelos bastidores, e faz o famoso jogo sujo.

Eu desafio qualquer são paulino que ler este post a tentar rebater as verdades que foram ditas...

Agora voltando ao que realmente interessa, domingo tá aí, e o jogo com certeza vai pegar fogo, espero muito que o lado do "bem" ganhe assim como foi no Paulistão com show de Valdívia, hoje não temos ele, mas com certeza temos um elenco qualificado para ganhar e tirar este time apelidado de "bambi" da briga pelo título.


Palpite Sgura: Palmeiras 2 x 1 São Paulo

ÔÔÔ...VAMO GANHA PORCÔÔÔÔ...!!!

2 comentários:

Unknown disse...

palpite NaÁ.:
São Paulo 2 x 0 Palmeiras


salve o triiicooolor paulista!

Sgura disse...

nem eu, nem você... 2-2

Palestra, rumo ao penta brasileiro!