terça-feira, 18 de novembro de 2008

O que significa SORTE?

Meus caros leitores... (interrupção inesperada)
...(MUSIQUINHA DO PLANTÃO DA GLOBO)...
"Sgura, estou puto com você cara, você não posta mais nada há dias, antes era semanalmente no mínimo 3 postagens porra, mas o que está havendo?" - Anônimo, leitor assíduo do blog ME SEGURA.

Antes de tudo, agradeço pelo reconhecimento, e estou muito feliz que muitas pessoas vejam as inutilidades e as seriedades deste mero redator, em um blog um tanto meia boca. Para esclarecer, as coisas estão complicadas meu nobre amigo, final de semestre e a correria é muito grande, além disso estou na procura de um emprego, e com essa crise economica, parece que as empresas deixaram de contratar (e o Lula dizia que a crise não chegaria ao Brasil...é um brincalhão), mas enfim voltando ao assunto, vale ressaltar meu carinho por este blog, apenas se ocorrer algo muito catastrofico pararei de postar.




Vamos ao que interessa agora?

O papo de hoje é o seguinte, você se sente feliz quando alguém lhe deseja sorte? Sim? Bem, eu particulramente não me sinto muito confortável... 
- "Nada a ver, por que Sgura?" 
O raciocínio é simples e bem objetivo, pense em uma loteria. Já jogou alguma coisa ? Pois bem, após pagar seu jogo, a pessoa do caixa lhe diz: "Boa Sorte meu caro!"
- "Mas qual a relação disso?"
Fácil, pense na mesma situação, mas você está indo para uma entrevista, seu amigo vem e lhe diz: "Boa sorte meu grande amigo!" A relação esta neste contexto, qual a chance de você ganhar na Mega Sena? 0,000000001% certo? E o caixa lhe diz o quê? "Boa Sorte". OK.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, seu amigo não coloca fé nenhuma em você, e mesmo que de forma inconsciente acha que suas chances de conseguir a vaga no emprego são a mesma chance de você ganhar na Mega Sena.

A palavra SORTE, tem todo um significado especial, para mim ela acompanha os fracos e que não tem condições de vencer, seja qual for a circunstância. 
Vamos novamente fazer uma relação: O Rubens Barrichello por exemplo, na Fórmula 1 este ano chegou ao podium em uma das corridas disputadas, mas em nenhuma das outras corridas que Rubinho participou, ele conseguiu tal façanha, pois ele e seu carro são extremamente fracos, logo para tirar em 3º ele teve o quê? SORTE, muita sorte. 

Não existe um termo especifico para substituir a palavra SORTE...mas veja abaixo algumas situações. Entre parenteses a forma que deve-se falar, e no discurso a forma dita normalmente e diariamente para as pessoas.


Situação 1:

T: Eaê cara!
P: Fala velho, como está?
T: então, tudo tranquilo, deixa eu te falar, tenho uma entrevista hoje lá na Microsoft.
P: Sério cara? Puxa que legal hein, tomara que dê certo, boa sorte. (você consegue, boa entrevista!)
T: Orra valeu cara, e você o que conta?
P: Putz, nada cara, na verdade tenho uma prova de Ciências Políticas agora, tenho que ir...
T: Ah vai lá, boa sorte. (boa prova.)
P: Valeu aê, vo precisar de muita já que não estudei... (neste caso, o "boa sorte" foi correto)


Situação 2:

P: Tenho que ir cara, pois tenho prova de Ciências Políticas...
T: Foda hein? Boa sorte, abraços. (Boa prova, abraços.)
P: Hehehe, vou me dar bem, estudei demais! (neste caso, o "boa prova" é indicado)


Prestem bastante atenção, na segunda parte da situação 1, mais precisamente a parte da prova, e compare com a situação 2. A questão é a seguinte, no final a minha teoria é simplesmente provada, onde o sujeito "P" na situação 1, diz precisar de sorte para ir bem na prova, já que ele não estudou, e não tem certeza de seu resultado. Na situação 2, ele nem precisa dela, pois sabe que seu resultado na prova será eficaz, tendo em vista que ele estudou.

É algo bem simples e de fácil entendimento, dizem por aí que a sorte acompanha os competentes, o que não deixa de ser uma verdade, porém ela não deixa de ser SORTE, e se você é realmente dedicado ela irá tornar-se consequência de um bom trabalho e não fruto de uma mera sorte (se é que você me entende). A sorte vive na casa dos fracos e acompanha o dia dos competentes.
Teoria número 11 de Mr. S. - postada separadamente devido a sua explanação ser deveras grande.

Nenhum comentário: