quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A verdade sobre alguns lugares!

Primeiramente, desculpem pela inatividade nas últimas semanas, mas a faculdade está cada vez mais corrida, e o tempo cada vez mais escasso.


Agora vamos ao que interessa, você pensa algum dia em ir para a Europa? Estados Unidos? Pretende fazer uma viagem a passeio ou um intercâmbio? Pois bem, como isto está cada vez mais comum nos últimos dias, inclusive tenho grandes amigos que viajarão este ano ainda para os Estados Unidos, decidi fazer esta mera dissertação sobre alguns lugares que me chamam muita atenção, tanto para turismo, como para a vida profissional, afinal quem me conhece sabe que simplesmente sou apaixonado por Geografia, e se tem algo de que entendo bem, é sobre isto.


Primeiramente vamos falar do mais sério, intercâmbios. Devemos destacar antes de mais nada, a importância de se fazer um intercâmbio, primeiro pelo fato de você aprender outra língua, seja ela inglês, espanhol, francês, entre outras... Segundo que não temos absolutamente nada a perder como uma viagem deste tipo. Já pesquisei muito sobre este assunto, e logo mais pretendo ir para a Austrália, país que considero o melhor para se fazer um intercâmbio ou uma mera viagem para adquirir conhecimentos e experiência. Além de ser um país extremamente aberto a estrangeiros, é um lugar do qual a mão-de-obra é muito escassa, então portanto, suas chances de conseguir um trabalho é realmente muito grande, sem contar que além do inglês (língua oficial da Austrália), você terá contato com uma diversidade intensa de pessoas, principalmente de países europeus, e ainda há muitos brasileiros por lá, o que não nos deixa desesperados quando ficamos perdidos em um país desconhecido.

Ainda podemos citar os Estados Unidos como um bom lugar para se fazer intercâmbio, se você contactar uma agência de intercâmbios, é bem provável que seja conseguido algum emprego em um estado americano para sua sobrevivência por lá, aliás desejo muita sorte a dois grandes amigos meus (Pedrão e Pierro) que estarão embarcando nesta empreitada a partir de Dezembro deste ano, com certeza vocês tem muito a ganhar por lá. Outras cidades de grande falta de mão-de-obra e volume de jovens brasileiros, são Toronto, Vancouver e até o Quebec, todos no Canadá. Particularmente são boas cidades, mas dizem que o Canadá é meio "rural" e não tem muitos atrativos, sem contar que o povo não é dos mais amistosos, já pensei mas depois do que eu ouvi sobre as referências que tive, fiquei bastante decepcionado. Ainda poderíamos citar a Inglaterra como outro ponto bom para se fazer intercâmbio, mas com o EURO a 3 reais para mais, está cada vez mais difícil ir para a Europa para este tipo de viagem, não vejo tanta vantagem assim, em relação as anteriores.


Viagens a turismo.

Mudando um pouco o foco, vamos falar de turismo, de viagens para se aproveitar locais deslumbrantes e inesquecíveis. Quando eu tiver dinheiro, pretendo fazer um mochilão pela Europa, e minha trajetória seria exatamente esta: Madrid(Espanha), Paris(França), Zurique(Suíça), Londres(Inglaterra), Dublin(Irlanda), Amsterdã(Holanda), Berlim e Munique(Alemanha), Roma e Milão(Itália), Praga(República Tcheca), Transilvânia(Romênia) e finalmente Atenas(Grécia). Fora do território do velho continente, gostaria além de Sidney(Austrália), visitar alguns países asiáticos, como Tailândia, Indonésia, Taiwan e Singapura, e também alguns outros locais como Cancún(México) e qualquer outro país da América Central.

E você logo questiona: Cara, você pretende ir até Singapura e não vai nem dar uma passada em Portugal ou Bélgica, você é louco?

Sim! Primeiramente acho que não há questionamento quanto ao luxo das cidades como Londres, Paris, Madrid, Roma, Milão, Berlim, Munique e Atenas são locais com um consenso geral que sabemos da sua beleza, tanto pelo que noticiam como pelo que as pessoas que visitam relatam para nós. As outras eu dou uma breve explicação, Dublin dizem ser um dos lugares das melhores cervejas do mundo, e a Irlanda, ao contrário do que dizem, é bem diferente da Inglaterra, mas bem diferente mesmo, acredito que valha a pena uma visita. Falando em Amsterdã e Praga, muitos não gostam de Amsterdã, por isso não a coloquei como um consenso geral, mas é um lugar bem diferente do que estamos costumados a ver, dizem que foge do tradicionalismo europeu, assim como Praga, sendo os dois lugares bem exóticos, este último comenta-se que as mais bonitas mulheres europeias residem por lá, na República Tcheca. Ir a Transilvânia na Romênia é um caso a parte, particularmente gostaria de conhecer um país do Leste Europeu, e creio que este seja um país de uma cultura bem interessante, inclusive um dos meus maiores motivos, é o fato do Castelo do Conde Drácula, ser exatamente neste estado romeno.

Tudo bem, mas o principal você não explicou, por que raios você tem interesse de ir para a Ásia?

Se nada acima der certo, lá é meu destino. Primeiro motivo principal: Viagem extremamente barata, sim, é igual viajar para a Argentina, na verdade sai até mais barato. E pasmem, são lugares muito bonitos, e diferentes, é algo fora do normal ao que estamos costumados a ver, não é nem Europa, nem América, a cultura oriental me chama a atenção, e são povos extremamente simpáticos, que recebem bem estrangeiros, talvez o único problema seja a pobreza que é muito grande nesses países. Quanto a América Central não preciso falar muito ? Outra viagem barata, e muito em conta, Cancún com certeza é um dos meus primeiros passos fora do Brasil, em relação a turismo, dizem que as festas lá são algo de assustar, pro lado positivo obviamente.

Falei de tantas cidades e países que até esqueci que ainda vivo no Brasil, mais precisamente em São Paulo, que aliás meus caros amigos leitores, foi considerada a quarta maior cidade em cortesia. O teste foi realizado em 35 cidades pelo mundo, os testes eram os seguintes: "entrar atrás de alguém em um edifício (para saber se a pessoa da frente seguraria a porta); fazer uma compra de pequeno valor (e descobrir se o vendedor agradeceria) e deixar uma série de papéis caírem em algum ponto movimentado (na esperança de que alguém ajudasse a recolhê-los)."

Após realizado os testes a capital paulista e maior centro financeiro da América Latina, foi considerada a quarta maior, ficando atrás apenas de Nova York (Estados Unidos), Zurique (Suíça) e Toronto (Canadá), Mumbai na Índia ficou em último...e das últimas 11 cidades piores colocadas, 9 foram pelos lados do Oriente, me parece que os japoneses não são muito amistosos. (hehe) - créditos ao Pedrão pelo "furo de reportagem" passado a mim para uma possível postagem no blog.




Para finalizar, vai algumas curiosidades de alguns países:


Você sabia que o Macdonald's na França, é exatamente igual ao brasileiro, mas eles não pedem os sanduiches por números e sim por nomes? (Please number one...ups...)

Você sabia também que a água europeia tem um gosto um tanto salgado? Não é puramente água, é adicionado alguns sais, talvez pelo fato de a água ser algo extremamente valorizado por lá e custar mais que Coca-Cola. (E eu que achava a água aqui do Brasil cara...)

Você sabia que maconha é liberada na Holanda? (Deve ser no mínimo engraçado alguém chegar em um estabelecimento e pedir: Por favor 1,5kg de maconha?)

Você sabia que no Japão raspar o prato cai bem? O anfitrião (ou o vizinho da mesa), acha indelicado deixar um restinho. (Putz, imagina se o cara se recusar a comer então...)

Você sabia que assoar o nariz na rua na Coréia do Sul, é considerado falta gravíssima? (O negócio é ficar com ele escorrendo!)

Você sabia que mão no bolso no México é coisa de grosso? E se um homem colocar as mãos no quadris e olhar para você ele está lhe chamando para a briga? (Quando for ao México, nada de mãos no quadris...)

Você sabia que na Itália palitar os dentes significa que gostou da refeição? (E se eu gostar da refeição e não tiver nada no meu dente?)

Você sabia que recusar bebida na Irlanda, é considerado um gesto rude e imperdoável? (Por isso que eu quero ir pra lá...)

Você sabia que casais não podem beijar-se em público na Indonésia? (É por isso que eu vivo no Brasil...)

Você sabia que presentear um japonês com um relógio é a última coisa que você deve fazer? Relógio simboliza morte para eles. (Se um dia você namorar uma japonesa, já sabe o que NÃO dar de presente à ela.)

Você sabia que o "OK" utilizado pelos norte-americanos significa dinheiro para os japoneses, zero no sul da França, e na Grécia é considerado um gesto ofensivo? (OK, então!)

Você sabia que na Tailândia, larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos? (Por favor uma cerveja com uma porção de grilos fritos!?)

Você sabia que a cor de luto na China é azul escuro, na Síria azul celeste (cor do céu, para onde os mortos vão), na Índia o vermelho, na Etiópia o cinza e no Egito cor de folha seca? (eu hein...)

Você sabia que recusar vodka na Rússia é considerado um gesto grosseiro? (Acho que é por isso que lá é a terra da Vodka...)


Por isso eu falo, apesar de tudo, é muito bom ser brasileiro!
ps: em breve um post especial sobre Barack Obama (aguardem)

Nenhum comentário: