quinta-feira, 26 de março de 2009

Estereótipos.

Hoje a caminho da faculdade após sair de um longo dia de trabalho, eu e um amigo começamos a nos questionar de como as pessoas de uma mesma faculdade, podem ser tão diferentes. Não entendeu? Eu explico! Passamos pela faculdade de informática, pela de economia, pela de publicidade e até pela de psicologia, e assim percebemos que cada curso leva um tipo de pessoa, portanto decidi fazer este post para falar qual o perfil que tracei de cada profissional, ou qual o estereótipo que tem os alunos de cada curso. Vamos aos cursos:


Administração/Economia: Grande percentagem das pessoas que escolhem estes cursos são ditas como "normais", diríamos que engloba o maior número de indecisos "Ah! Não sei o que prestar, vou fazer adm!", parece mentira, mas grande parte é por isto. Quando dentro do curso, normalmente são estagiários engravatados, futuros executivos e empresários que andarão com um audi e trabalharão na avenida Paulista, considerando isto um status.

Arquitetura: Poderíamos definir como o curso de engenharia para mulher. Normalmente são pessoas bem resolvidas e que gostam de arte e edificações, porém não querem estar com a mão na massa como um engenheiro. São estudantes em sua grande maioria mulheres, que simplesmente admiram um lado mais filosófico da engenharia.

Medicina: Intelectuais em sua grande maioria, e uma certa quantidade de loucos. A teoria se baseia no seguinte quesito, ou você ama a profissão, ou você é um louco que adora ver sangue e por isto decidiu seguir tal carreira. São estudantes muito inteligentes na grande maioria das vezes.

Publicidade: De estudantes de chinelo a estudantes engravatados. De maconheiros a futuros executivos. Há uma certa mistura, são pólos extremos, se criativos serão barbudos e irão de chinelo para a faculdade, se marketeiros tornam-se parecidos com administradores. Há uma pequena parcela (assim como adm) que não sabe o que fazer e vai para publicidade (alguns dizem que fazer publicidade e nada, dá no mesmo), mas é um parcela bem menor em relação a administração, são estudantes em sua grande maioria extrovertidos e diferentes no modo de se vestir.

Geografia/História: Estudantes barbados que tiravam notas excelentes no colégio nestas matérias que hoje estudam com profundidade. Normalmente vivem com roupa esfarrapada e vegetam através de uma Revolução Francesa, ou de um abalo sísmico no Uzbequistão.

Direito: Donos da razão. Talvez a principal característica seja esta, eles sempre estão certos, se você sair com um estudante deste curso perceberá que o mesmo sempre quer discutir algum direito que temos e não cumprimos de maneira esperada, como por exemplo pagar os 10% para o garçon em um restaurante ou bar. Em sua totalidade os estagiários são engravatados, de inicio não ganham quase nada, e ficam rodando por foruns feito loucos. Sabe no seu curso onde ninguém quer ser representante de sala ou membro de comissão de formatura? Pois então, neste curso é o contrário, todos querem ser, e ainda fazem discursos para convencer a classe.

Engenharia (qualquer uma): Respiravam matemática no colegial, curso constituído em cerca de 80% por homens, estes não batem bem da cabeça. Transparecem um estereótipo até meio óbvio, extremamente inteligente, bem vestido e com aquele famoso "cape" de obras na cabeça. Fazem um curso integral, lotado de matemática, física, química e derivados, isto realmente não faz bem para a cerebro destes seres, daí vem o famoso desvio psicológico que alguns engenheiros tem.

Psicologia: Curso constituído em quase 100% por mulheres. São apaixonadas por medicina, mas muitas vezes não conseguiram vaga para uma faculdade pública ou não tem dinheiro para uma particular e optaram por um curso mais "sussa", mas que também envolvesse a área de biológicas. Homens que frequentam tal curso em sua grande maioria são gays (com algumas exceções obviamente).

Ciências da Computação/Sistemas de Informação: Estes cursos sim, podemos dizer que fazem parte de extremos. De um lado nerds, que respiram computação, e falam 24h em hardware/software ou mangas e RPG, sem contar que não saem para lugar algum e muito menos ligam para mulheres, a torre da CPU é sua principal companheira (cerca de 80% do curso é constituído por seres deste tipo). Do outro lado do extremo vemos pessoas loucas, piores que todos citados acima, só não perdem para física/química. São estudantes que simplesmente parecem fumar maconha o dia todo, mesmo não tendo fumado nada.

Física/Quimíca: Excluídos da sociedade, 90% usam cabelo cumprido e barba, e uma grande percentagem usa drogas experimentais durante o curso, sendo mais realista, podemos definir estes cursos como manicomios (com raras exceções).

Jornalismo: Metidos a intelectuais, barbudos, e bons redatores, assim como publicidade, são pessoas que conseguem se expressar e comunicar-se muito bem. Poucos engravatados, muitos com calça jeans e uma camisa de vez em quando, julgam-se os donos da verdade em certos momentos, mas estão bem longe disto.

Biologia: Se um dia pensamos em pessoas descompromissadas e que deixam a vida levar, pensamos em biólogos. São praeiros, vivem do nada e vegetam por grande parte do tempo, a vida é uma grande aventura na selva, e em sua quase totalidade vão a faculdade de chinelo havaianas.

Hotelaria/Moda/Nutrição: Cursos essencialmente feito para mulheres, praticamente não é permitido a entrada de um ser diferente deste estereótipo nestes cursos, quando entra ou ele é gay, ou futuramente será.

Se alguém não gostou, por favor reclame!
E se esqueci de alguma profissão por favor fale. Até mais ver meus nobres!

2 comentários:

DreadsLok disse...

Bom assim por mais que fale, eu estudo economia e as comparações e a padronização dos estudantes é realmente verdade, tipo as conversas que rolam nos bares e intervalos no meu curso são em grande parte sobre a alta e queda das ações e sempre fica no ar( subliminarmente)que todos serão altos executivos com seus ternos "Armany" ou serão como os loucos que vende ações na iBovespa ...

É kra, pensando assim os cursos é que induzem o aluno a ser assim ou seria os professores que tornam os alunos como eles.

Uma pessoa estranha ... Xd
Assim vou entrar em Alpha ... mas contudo o curso acaba te moldando aos poucos como os estudantes de medicina, normalmente eles são os CDFs puros( aqueles namorando com seus computadores e livros) e quando entram na facul( lógico depois de algum tempo) tornam-se por muitas vezes loucos, mesmo aquele tipo de bebado amigo( aquele q conversa com todos) ...


Aiaiiaiaia

já to sem idéia ... hj é sábado ... vou fazer algo de útil ...

Tsccc ... opa vou toma uma breja ...

Fui

Sgura + palmeirense + fregues do tricolor = Tricolor 3 X 0 parmeirinha ...

Bruno de Pierro disse...

físicos e químicos..ahahaha excluídos da sociedade! é verdade..não conheço ninguém que faça física..já fui no curso de física da USP, sgura..e poderia te dizer outra característica pra completar sua descrição: eles ouvem Iron "Meidem" hahaha...tinha uns 20 com camiseta preta da banda