terça-feira, 24 de março de 2009

O que é ser Palmeirense?

Como bom palmeirense, não consigo definir o que é ser palmeirense, para mim é algo que está acima da paixão, algo que rompe com os limites da razão. Vejam as definições de alguns palmeirenses ilustres:


"Não é qualquer um que pode jogar com a mesma camisa 901 vezes. Foi o que aconteceu comigo e a minha identificação com o Palmeiras é total" - Ademir da Guia (o "Divino", jogador que mais vestiu a camisa do Palmeiras)

"Minha vida não seria a mesma sem ter vindo de Sorocaba para jogar pelo Palestra. Iniciei no Palestra e vesti a camisa do Palmeiras, o que representa muita mais do que amor" - Oberdan Cattani (goleiro, um dos símbolos da "Arrancada Heroica", quando o Palestra se tornou Palmeiras)

"O Palmeiras dignificou o futebol Brasileiro, sempre esteve à frente na maioria dos campeonatos que disputou, e, neste clube que foi uma alegria em minha vida, consegui muitos títulos, fiz amizades e aprendi, de fato, a jogar futebol" - Dudu (volante do Palmeiras, venceu o campeonato paulista de 1976 como técnico do clube)

"O amor é Verde, Branca a razão, eu plantei Palmeiras no coração" - Moacyr Franco (cantor, ator e compositor, autor da canção "O amor é Verde")

"Quando eu era criança, ia com meu pai, nos domingos à tarde, assitir aos jogos do Palmeiras. Os aspirantes jogavam antes, os titulares do jogo principal ficavam assistindo, sentados no alto das arquibancadas. Eu ficava idolatrando, olhando. Não tinha coragem para falar com eles. Na época, nem autógrafo se pedia. Eu me lembro dos jogadores: Jair Rosa Pinto, Turcão, Lula(ponta direita do Palmeiras). Inesquecivel" - José Serra (Governador do estado de São Paulo)

"Aprendi a gostar do Palmeiras com meu pai, Érico Bavini, palestrino fanático, que me levava ao Palestra Italia na década de 1950 para ver Oberdan Cattani jogar. Lembro-me do Oberdan, quando o Palmeiras conquistou a Copa Rio de 1951, tocando em minha cabeça com aquela mão enorme. Foi emocionante" - Sérgio Reis (cantor, ator e compositor)

"Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense… é simplesmente impossível!" - Joelmir Beting (sociólogo e jornalista)


Nenhum comentário: