sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A biografia de um gênio brasileiro.

Um gênio incompreendido, uma pessoa cuja a vida inteira fez causas boas ao nosso mundo, apenas não foi lhe dado o devido reconhecimento, e ele sempre viveu como um mero anônimo. Contarei aqui a história de Fernando Segura.

O que sabemos, é que ele nasceu no Brasil, mais precisamente em São Paulo capital, sua idade nunca foi revelada, más línguas diziam que ele nasceu em 1987, o que seria impossível pois temos registros da história deste ícone, desde 1952.



(PRIMEIRA FOTO REGISTRADA) - 4 de Janeiro de 1952

Bem jovem, topetes ao ar (típico da década), aparecia ao mundo Fernando Segura, nesta data o garoto despontava, mas apenas de uma forma singular, sem praticamente ninguém notar. Era discreto, é assim que podíamos definir Segura, a 5 anos ele estudava medicina na Alemanha na Universidade de Straburgo, lá encontrou Albert Schweitzer, e este viu o potencial do garoto e o chamou para suas viagens, assim eles criaram uma amizade extremamente saudável para fins democráticos e para mudanças globais, pois bem, Albert Schweitzer viria no fim do ano a ganhar o prêmio Nobel da paz, e o estudante foi seu braço direito em todas as tomadas de decisões, mas isto ninguém soube, apesar de Albert dedicar parte do prêmio à Ferdinand (apelido do qual Albert chamava Fernando).


1956

Após muitas viagens com Albert pelo mundo, dedicou-se a terminar a faculdade de medicina em 1955. No começo de 1956 viajou para os Estados Unidos, e foi conhecer seu até então ídolo Elvis Presley, mas não conseguia achar o Rei do Rock, até que a sorte apareceu, Elvis faria um show em Massachusetts, o garoto não perdeu a oportunidade e após uma sensacional perfomace de Elvis todas pessoas jogavam rosas ao palco, e o jovem jogou um livro de mais de 200 páginas. Elvis ficou espantado, mas levou o livro para casa para conferir o que era. Agora meus caros, PASMEM, ali estavam todos futuros sucessos do Rei do Rock, Segura havia composto milhares de músicas que foram base para o resto da carreira de Elvis até sua morte em 1977. Infelizmente ele esqueceu de colocar o nome, por isso seu anonimato continuou.


1968

No inicio da década de 60, o gênio voltou ao Brasil, e com seu cabelo estilo "Beatles" sucesso absoluto na época, ele trouxe a televisão a cores para o povo brasileiro, este fato é algo que quase ninguém sabe. Durante a década ele ainda visitaria a Inglaterra para ir ver a copa de 1966. Em 1968 (foto), durante uma viagem a Salvador, Segura namorou com a garota que viria a ser miss universo, Martha Vasconcelos, ficaram durante 6 meses, até o tal concurso, este acabou com o namoro, após ganhar o sucesso subiu a cabeça da moça e esta simplesmente o esqueceu.




1974



Viagens inéditas marcaram a década de 70, em 1974, ele foi um dos pioneiros na independência de países dominados pelos portugueses na África. Com seu cabelo "black power" na época, ele esteve nos dias 7 e de 10 de Setembro presente nas independências de Moçambique e Guiné-Bissau, respectivamente.





1978

Um dos pioneiros na guerra contra o Apartheid, e membro conselheiro da ONU, Segura foi um dos maiores cabeças no projeto "AntiApartheid" criado em 1978. Este ano após seu movimento na ONU, o jovem decidiu se envolver menos com questões mundiais e optou por voltar ao Brasil. Viajou durante o ano pelo país com um caminhão cheio de preservativos, que foram feitos por ele próprio, tendo em vista que o garoto fora um grande médico, porém a AIDS ainda não era evidente, mas Segura sabia que esta viria à tona, ele tentou avisar, mas ninguém lhe deu a atenção necessária.




1982

Em 29 de Abril de 1982, ajudou Oscar Niemeyer a finalizar o seu projeto para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro (vale ressaltar que em meados de 1981, Fernando finalizou o curso de Arquitetura pelo Mackenzie). Neste ano ainda, durante sua viagem pela Europa, conheceu Aryton Senna, que estava participando da Fórmula Ford 2000, na época ele não era famoso, e eles tornaram-se grandes amigos, tendo contato até 1994 na morte do piloto. Na Espanha viu a seleção canarinho cair diante da Itália de Rossi, Segura achava mesmo que não tinha sorte em Copas do Mundo.




1994

Já mais ausente nos últimos anos, Segura voltou a ser destaque no fatídico e ao mesmo tempo feliz, ano de 1994. Em 1º de Maio, seu grande amigo Senna falece em Ímola na Itália em um acidente terrível, Segura estava na arquibancada bem ao lado do ocorrido e ficou perplexo com tudo que aconteceu com seu além de amigo, ídolo. Momentos antes ele tinha falado com Aryton e o achou muito abatido no dia, parecia pressentir que algo ruim estava para acontecer. Um dia após a morte de Senna, conheceu Pelé no hospital em que Senna estava na Itália, este percebeu que Segura era um grande amigo do piloto, e que ele tinha ficado altamente abatido com tudo que aconteceu e fez um convite para ir a Copa dos EUA, que aconteceria em 17 de Junho.

Contudo, Segura aceitou e assistiu todos os jogos da Copa, ainda teve a oportunidade de conhecer os argentinos Batistuta, o maestro Maradona, e também o grande amador da Romênia Hagi, este que liquidou com a equipe argentina eliminando-os nas oitavas-de-final. Para a felicidade de Segura, ele tirou a zica de copa, e comemorou ela junto à Pelé e Galvão Bueno no dia 17 de Julho após o chute de Baggio para fora.



Após tantos acontecimentos, depois da copa Segura sumiu, especulações sempre apareciam sobre sua vida, alguns diziam que ele tinha morrido, outros falavam que ele estava morando em um vilarejo na República Tcheca, chegaram a comentar também que o viram na final da Copa Libertadores em 1999 (Palmeiras x Deportivo Cali), mas tudo não passou de especulações, seu paradeiro realmente ninguém conseguiu saber.

Dizem ainda que Fernando Segura, trocou seu sobrenome para Sgura em meados de 2006, e hoje comenta-se que ele esteja vivendo em sua cidade natal São Paulo, tentando levar uma vida menos conturbada, segundo fontes confiáveis faz Publicidade no Mackenzie, e tem uma aparência extremamente jovial, apesar da idade avançada (parece que seus estudos na Medicina o ajudaram a ter uma vida longa).

Nenhum comentário: