quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Guerra na Geórgia.

Algo me surpreendeu esses dias, fui fazer uma pesquisa básica no Wikipédia (para quem não sabe é um tipo de enciclopédia eletrônica) e me deparei com a seguinte manchete em eventos recentes: "Rússia reconhece a independência da Abecásia e Ossétia do Sul, provocando protestos de todas potências ocidentais". Não, antes de você pensar algo e falar que sou desinformado, eu já sabia que rolava uma guerra na Geórgia, noticiaram muito sobre isto durante as próprias Olimpíadas, mas a mídia se quer comentou o fato deste possível surgimento de novas nações, fiquei chocado com a notícia, a questão é a seguinte, teremos então 2 novos países no mundo?! Se for para continuar com as guerras, eu acho isso extremamente sensato, países como Rússia (altamente presente nesta guerra), Bielorússia, Cuba e Venezuela (grande Hugo Chavez! para quem não sacou, é uma ironia.) já estão com intenções de reconhecerem estes países como independentes.

Se é para continuar com guerras, por que não separar logo? Tudo bem que serão mais 2 grãos de areia no mundo, tendo em vista que tais nações tem o tamanho de Alagoas. Não acompanhei muito da guerra, mas pelo pouco que li é evidente que estes povos são muito diferentes dos georgianos e bem mais próximos dos russos, assim querem de qualquer forma constituírem uma nova República. EUA, OTAN, e mais uma penca de países europeus alegam "respeito à integridade territorial da Geórgia", isto é muito semelhante a Kosovo, que ainda não conseguiu ser reconhecido pela comunidade internacional, mas eu vejo isto por outro lado, tudo bem que todos tem lá seus interesses diplomáticos, mas pensem na antiga Iugoslávia, atual Sérvia, se não houvessem as separações os confrontos por lá não iam ter fim, só melhorando, a Iugoslávia hoje é constituída por Eslovênia, Sérvia, Montenegro, Macedônia, Bósnia e Hezergovina, Croácia e finalmente Kosovo (que ainda não é considerado).

Tá certo que é uma putaria generelazida de países, vide a festa que é ali na Ásia central de "istão" nas ex-repúblicas soviéticas, mas se é assim que cessam as guerras, que assim seja. Só uma pitada final, advinhem como o Brasil se posicionou nesta guerra? Em cima do muro como de costume, nada além do já esperado de nosso dignissimo país.

Nenhum comentário: