sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O marketing que funciona.

A Portuguesa de Desportos lançou nos últimos dias uma camisa preta, eu particularmente não gostei muito, ela vem nos "moldes" das camisas de Palmeiras a verde limão (aquela que muitos chamam de marca texto) e a roxa do Corinthians. Não achei apropriado, pois foge um tanto das características lusitanas, que seriam o vermelho e o verde, até aí você pode me questionar e o roxo não foge das tradicões corinthianas? É algo diferente, corinthiano sempre teve aquele "ar" de torcedor apaixonado, o marketing deles investiu na roxa de modo que se adequasse há um "corinthiano roxo", estourou em vendas. A do Palmeiras, verde limão, foi a 3ª camisa de clube mais vendida no mundo, não estou puxando o saco, é apenas um fato, acertaram mesmo no lançamento, foi uma camisa que fez e ainda faz um grande sucesso.

Acredito que a Portuguesa venderá bem, apesar de fugir das tradições não deixa de ser algo que funciona, e funciona muito bem, veja abaixo a camisa da Lusa:



Já que estamos falando de camisas, por que não falar da camisa do "timinhu" que será lançada nas ultimas partidas da Série B? Sim, sim! Eles lançarão uma camisa onde se você pagar mil reais, terá o direito de colocar uma foto 3x4 sua na própria camisa, e você ainda pode escolher o jogador em que colocar e em que parte da camisa quer sua foto. É algo bem interessante, que só dará lucro ao Corinthians, no entanto eu vejo como algo fútil também. Mas fútil só por que é do Corinthians? Não, pelo contrário, se fosse do Palmeiras eu certamente não faria, pelo fato de não servir para nada, se eu ainda ganhasse um kit junto com a camisa, aí pensaria no caso, mas o fato é que sua foto só vai estar na camisa e é só isso, mais nada, sem contar que as chances de você ver sua foto na TV são mínimas, pois são fotos minusculas, parece que cada camisa comportará 400 fotos, você nunca conseguirá ver a sua e com certeza as camisas não serão totalmente preenchidas.

A sacada é boa, mas nem tanto, mesmo assim acredito que terá muita gente aderindo a esta promoção corinthiana, querendo ou não, é apenas lucro ao "timinhu" sem estádio e libertadores. Abaixo um protótipo da camisa marginal:



Vamos falar de coisa boa agora? AHÁ! Com diria meu primo, "aí sim hein", é lógico que vamos falar de Sociedade Esportiva Palmeiras, vale até um destaque e uma cor verde. O meu querido verdão está planejando lançar uma camisa com o logo da Ferrari, sim, da FERRARI. Simplesmente fantástico!

Mas por que lançar esta camisa Sgura? O caso é bem simples, o Palmeiras tem patrocínio da FIAT, esta é dona da Ferrari, o planejamento é lançar a camisa antes do GP Brasil de Fórmula 1 provavelmente o nosso querido Massa estará na briga do título, no caso o Palmeiras jogaria com a tal camisa por um tempo de 3 meses, e sem contar que há uma ligação muito forte do palestrino com a Itália, normalmente todos tem uma adoração inexplicável por coisas de origem italiana, pelo fato de estes serem os fundadores do Palestra.

E você corinthiano, com muita inveja me faz outra indagação: "Mas a Ferrari não é patrocinada pela Puma?" Sim, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, ela patrocina camisas, jaquetas, bonés da Ferrari, não tem nada a ver com isto, que partiria unica e simplesmente da FIAT, se esta querer o caso está fechado.

Parece mesmo que será lançada a tal camisa, eu comprarei imediatamente após seu lançamento que inicialmente está previsto para o jogo contra o Goiás dia 29/10, a FIAT ainda pretende trazer Schumacher para o Brasil para dar o pontapé inicial, a camisa é linda e ainda querem trazer meu ídolo da F1 depois de Aryton Senna, simplesmente sem palavras, não faltarei neste jogo! Vejam abaixo um protótipo da mesma:


Nenhum comentário: