sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Absurdo, utopia ou futuro norte-americano?

Muito se fala da crise nos últimos tempos, é crise pra lá, crise pra cá, porém parece que a economia norte-americana e mundial tendem a entrar em alta nos próximos meses, tendo em vista a injeção que Barack Obama deu na economia dos EUA, injetando alguns bilhões na mesma, o que caminha proporcionalmente com o crescimento econômico global. Porém o assunto do Me Segura hoje, é bem diferente deste novo cenário que parece nos dar esperança de uma nova era econômica.

A questão é a seguinte, no começo deste ano saiu uma reportagem no Wall Street Jornal sobre um analista russo que prevê o fim dos Estados Unidos da América. Este analista, de nome Igor Panarim, é um ex-analista da KGB e consultor do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, para ele, os EUA tem de 45% a 55% chance de se desintegrar em 2010. Ele dita que isto ocorrerá por uma série de fatores, um deles é o declínio econômico e a degradação moral do país provocando assim o colapso do dólar e uma guerra civil já no final deste ano.Este tal de Panarim, é bastante conhecido na mídia russa, e até lá não gera confiança em suas publicações, porém estas são sempre divulgadas, a única que ele previu e ocorreu de fato foi a desintegração da União Soviética em 1976.

Os fatos da teoria de Igor iam culminar em uma divisão estado-unidense em 6 partes: Havaí (domínio japonês ou chinês) - Alaska (controle russo)- a República do Texas (com influência mexicana) - a República da Califórnia (com influência chinesa) - A República central/norte (com influência canadense) - e finalmente a costa leste que formaria um novo país (fazendo lembrar até a famosa área das 13 colônias). Segue o mapa dos EUA (segundo o russo), abaixo:

Uma mera opinião agora, que coisa mais utópica não?! Acho que este russo não tem mais o que fazer, e por não gostar de norte-americanos (o normal de todo russo), fica arquitetando teorias conspiratórias para o fim deste país. Para mim, não passa de algo absurdo, não acredito em nada, mas não deixa de ser um assunto um tanto quanto interessante, mesmo sentindo bastante irrealidade nele. E por favor se pronunciem, toda opinião é sempre válida.

Um comentário:

tiago disse...

tá mais q visto q os eua vao entrar em colapso. a nao ser que dissolvam a reserva federal onde já devem uns bons 11 trilioes. what goes up must go down. a mentalidade americana do emprestimo vai arruinar a economia global