segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Fazendo seu blog ter sucesso.

Muito comenta-se de como atrair leitores ao seu blog, é um assunto um tanto quanto complicado, devido ao fato das pessoas hoje em dia terem preguiça de ler, ou simplesmente não lerem algo que não lhes agrada. Por isso, considerando deste modo o sucesso que é o Me Segura, decidi fazer uma lista de como seu blog poderá ter o sucesso desejado.

"Me Segura um sucesso? Faz-me rir Sgura! Destas visitas que você tem, 95% é você mesmo com o botão F5 do teclado, coisa de quem não tem o que fazer!"

Acredite você ou não, eu tenho o que fazer, e só entro no meu blog quando posto algo! Diria que tenho sim, grande parte das visitas do blog, porém sei que muitos amigos veem (não esqueçam da nova ortografia e regra de acentos que entrou em vigor) e se interessam pelos assuntos aqui ditados. 


Bom, aí vai a lista para o sucesso, ou pelo menos o começo dele para seu blog.

1- Nunca fale ou conte história de si próprio;

Comentário Sgura: Para mim, não existe coisa pior do que alguém falando de si mesmo no blog. Tornar-se um diário, e ao mesmo tempo um porre, sem contar as partes emos, que com certeza todos temos na vida. Imagine só algo do tipo: "O dia em que pisei no coco de pomba" - começando da seguinte maneira - "Acordei 7h, fui escovar os dentes, tomei um belo café da manhã, com torradas, toddy, e suco. Depois fui correr no parque, até que aí..." - a continuação seria a pisada no coco de pomba. Já contei uma história minha no blog, porém tem de ser engraçada para no mínimo despertar o interesse do leitor.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Se ele colocasse algo do tipo no blog eu não ia ler! É algo chato, não tem graça!


2- Procure variar os assuntos, nunca foque em um assunto específico, tente ser diversificado;

Comentário Sgura: Focar assunto prejudica o sucesso do seu blog. Pense da seguinte maneira, eu sou apaixonado por futebol, se neste blog só falasse de futebol/Palmeiras, qual amiga minha ia ler? Nenhuma! Ou então que tal eu falar apenas de propagandas e marketing no blog? Muito bom para quem faz engenharia ? Diversifique, nunca trate o mesmo assunto por diversas vezes, isso tira a atenção do leitor e ele tende a nunca mais querer entrar em seu blog, caso o assunto não seja de interesse. 

Comentário leitor assíduo Me Segura: Eu não gosto de futebol por exemplo, portanto se o blog só falasse disso, eu certamente não entraria, adoro ler este blog porque nunca existe apenas um tema abordado, e sim vários, diversidade imensa, tem leitura para todos os gostos.

PS: O estilo deste blog é de cunho pessoal, portanto esta regra só é válida para este tipo de blog, mais abaixo especificarei melhor o assunto.


3- O nome dado ao blog, junto ao seu endereço, devem ser extremamente criativos;

Comentário Sgura: Preciso comentar alguma coisa? Sempre tem gente que comenta sobre o nome do blog, dizendo que ele é extremamente chamativo e dá vontade de clicar pelo fato de ser algo diferente que desperta a curiosidade.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Não tem nem o que falar, o nome do blog atrai muito a atenção, achei muito bem bolado este endereço que o Sgura deu ao seu blog.


4- Poluição visual atrapalha muito a leitura;

Comentário Sgura: Nunca, eu disse nunca coloque muitas imagens no blog. Tendo em vista que isso deixa o blog poluído visualmente, tirando o interesse do leitor para o mesmo. Imagens são boas em determinados momentos, se quiser colocar no blog, coloque, mas faça isto em um post sim e um não pelo menos. O mesmo serve para vídeos.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Gosto muito de ler, imagens em excesso não são necessárias, de vez em quando tudo bem, mas muita coisa polui e estraga os posts.


5- Textos grandes/Textos pequenos - ambos podem ser usados;

Comentário Sgura: Depende muito das pessoas que leem seu blog. No meu caso tem muita gente que faz jornalismo, portanto textos prolixos e acarretado de informações são bons, logicamente se o assunto despertar o interesse. Mesmo a pessoa não gostando de ler, se o assunto for de seu interesse, ela lerá até o final. Textos pequenos são pouco usados no Me Segura, porém são bastante usufruídos em diversos blogs, quando bem escritos conseguem chamar a atenção do leitor.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Pequenos ou grandes, leio todos os textos que me interessam. 


6- Humor é uma forma de distração que quando bem aplicada torna-se um sucesso;

Comentário Sgura: Sempre procuro por um tom de humor em alguns posts, as pessoas adoram isso.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Humor é algo que nos da prazer em ler, saímos do trabalho ou da faculdade cansados, e normalmente chegamos na internet sem ter o que fazer, com isso eu leio sempre as teorias do Sgura, pois falam da realidade com um tom de humor.


7- A loucura também tem sua parte;

Comentário Sgura: Seguir regras e ser politicamente correto não são atrativos, fugir da realidade e cotidiano com um tom de loucura traz irreverência ao blog.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Loucura faz parte do humor, é simplesmente sensacional ver coisas que fogem do nosso dia-a-dia.


8- Poucos comentários em suas postagens não significam que ninguém lê seu blog;

Comentário Sgura: Há um equivoco muito grande quanto a isto, muita gente acha que pelo fato de não ter nenhum comentário no blog, ele é pouco visitado, muito pelo contrário, há milhares de visitas, mas muita gente tem até preguiça de comentar, isto é nada menos que um fato comprovado.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Leio, mas comento pouco. Isso não quer dizer que o blog não é visitado.


9- Nunca peça para alguém entrar em seu blog, espalhe a primeira vez, depois deixe as pessoas entrarem por livre e espontânea vontade;

Comentário Sgura: Se tem uma coisa que irrita, é fulano chegar no msn e falar -"olha o meu blog e poste um comentário tá bom?" - Isso me deixa com certa raiva e vontade de não entrar. Tem que ser divulgado na primeira vez, depois as pessoas tem de entrar por livre e espontânea vontade, nada pode ser na pressão.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Você tem de ter o interesse de entrar no blog, não pode ser pressionado, tem de ser algo natural.


10- Divulgue de forma discreta.

Comentário Sgura: Divulgo meu blog de maneira discreta no orkut e no msn, são formas de as pessoas se interessarem, ainda mais pelo nome intuitivo elas acabam clicando.

Comentário leitor assíduo Me Segura: Guardei os blogs nos favoritos, mas o Sgura sempre cutuca com mensagens singelas e indiretas no nick do msn, ou no orkut.


Por fim algumas ponderações. Os relatos do "leitor assíduo me segura" são todos reais, e foram ditos por amigos(as) meus. E vale acrescentar que todas as dicas ditas acima são válidas apenas para blogs pessoais, ou seja existem muitos blogs de muito sucesso em assuntos específicos de publicidade, de futebol e por aí vai, isto vale apenas para blogs no estilo deste, blogs mais voltados para amigos devem diversificar nos assuntos e serem agradáveis a quem ler.

Acho que é tudo meus nobres leitores, estão aí as minhas 10 dicas para ter um blog de sucesso. Com certeza seguindo elas, seu blog será comentado nos bares mais badalados do Brasil.

Nenhum comentário: