terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Copa do Mundo 2014 - Brasil

Começo aqui um especial da Copa do Mundo de 2014.

Como muitos devem saber, o Brasil será o grande palco da Copa do Mundo de 2014. Tá, tudo bem, faltam nada menos que 5 anos, mas o planejamento vem desde já. E pra variar? advinhem? O Brasil já começou bem mal! - "Oras mas em 5 anos, ainda tem tempo, o certo é começar quando a outra Copa terminar, a de 2010!" - Aí que você se engana! Dou-lhes exemplos clássicos, para a copa de 2006 realizada na Alemanha, 5 anos antes já existiam os estádios onde havia apenas uma necessidade de reformas nos mesmos, porém a base estava feita, sem contar a estrutura que o país tem para abrigar um evento deste porte. Outro exemplo é sobre a África do Sul, sede da próxima Copa em 2010. Se você pensou que eles estão atrasados, acertou! Mas, agora PASMEM, em 2005 (5 anos antes da copa da Africa, e um ano antes da Copa da Alemanha), a África do Sul estava mais adiantada que o Brasil está hoje, ou seja, começamos em um ritmo frenético hein?

"Mas por que raios a copa tem de ser na África e no Brasil? Se tem um monte de países em melhores condições, principalmente na Europa."

Sua pergunta é muito boa e pertinente, mas a resposta é um tanto simples. A Fifa, entidade máxima do futebol decidiu que haveria um revezamento nos locais da Copa do Mundo, foi assim desde 2002, quando tivemos a Copa na Asia (Coréia/Japão), posteriormente na Europa em 2006 (Alemanha), e futuramente na África em 2010, e América em 2014, inclusive em 2018 há uma grande possibilidade da Copa ser na Oceania, mais precisamente na Austrália.

Voltando para a Copa de 2014, no nosso grande e dignissimo país, na minha humilde opinião estamos muito mal, mas muito mal mesmo. A questão é a seguinte, para se receber uma Copa do Mundo, há de se ter uma estrutura absurda dentro de um país, coisa que já pecamos e muito. Pelo lado social, temos problemas com transportes e violência urbana, sem contar na falta de estrutura dos estádios, nenhum deles foi aprovado pela Fifa para sediar um jogo de copa. O evento reúne nada menos que 32 nações do esporte mais conhecido e praticado no mundo, ou seja o número de turistas que um dia já achávamos alto, poderá ser enorme, chegando a mais de 500 mil em apenas um mês.

Com base nos turistas, imaginemos uma situação simples. Maracanã devidamente reformado, um lindo palco para o dia 4 de Julho de 2014, defrontando-se em campo Suécia e Turquia. OK! Para chegar ao estádio turcos e suécos se locomovem pelos metrô/ônibus da cidade do Rio de Janeiro, sim até aí nada demais. Porém vamos ao pior agora, não sei como é o metrô no Rio, mas espero que seja bom e bem sinalizado como o de São Paulo, mas pense em algo semelhante ao seguinte: Alguns suécos entram no metrô, todos felizes da vida, logo após entram milhares de turcos. OK! Nada demais ainda ? Eu aposto que você imaginou uma coisa! Ima possível briga entre suécos e turcos, mas veja isso não ocorre em copas, não há brigas, há sim uma pacividade muito grande. O problema desta história toda, são os trombadinhas, os mal-caráters, e sim, os brasileiros. Vejamos uma situação semelhante com torcedores mais violentos, os chamados Hoolingas ingleses, jogo no Morumbi, eles se caminham em direção ao estádio pelos metrôs da grande São Paulo. Você acha que as torcidas organizadas dos clubes da cidade violentas do jeito que são vão deixar esses "sujeitos" ficarem numa boa? Eu duvido!

Vivo em estádios de futebol e posso dizer uma coisa, brasileiro é um povo fanático, não duvido ter conflitos entre alguns brasileiros ignorantes com estes torcedores de outros países, eu diria que é apenas UM dos milhares de problemas que temos. Pense em um dos suécos, errando a estação, se perdendo totalmente, e acaba ultrapassando nada menos que a LINHA VERMELHA, bem, acho que era uma vez um suéco.

Investimento em turismo, hotéis, faz-se necessário, mas o pesado mesmo terá de vir para transportes e segurança. Acredito que a segurança tenha de mudar e muito, para os estrangeiros que vierem verem que o Brasil não é bem aquilo que se passa no filme "Os Turistas" (para quem não conhece é um filme em que norte-americanos veem ao Brasil atrás de diversão e acabam se perdendo seus órgãos que são depois vendidos por traficantes brasileiros). Acredito no potencial brasileiro, mas ainda estou desconfiado sobre estes investimentos, pois são extremamente necessários, tendo em vista a saúde do nosso país lá fora, se bem sucedida a copa, o mundo terá outra visão de nosso país. Segundo falam o investimento do Brasil para a Copa, deve girar em torno de 5 bilhões de reais, espero que seja o necessário para tudo que eu falei e ainda para a reforma dos estádios.

Falando em estádios, não temos nenhum preparado para esta copa. Tudo bem, ainda estamos com um espaço grande de tempo, mas como eu disse anteriormente já estamos sim atrasadissimos. A Fifa exige no mínimo 8 e no máximo 12 estádios, em cidades diferentes. Como eu disse o investimento terá de ser feito em todas a cidades sem exceção.

Segue a lista das cidades: (possíveis sedes e estádios)

A capacidade de todos provavelmente será aumentada assim como o estacionamento (como podemos ver), sem contar que há milhares de projetos em andamento que não estão citados nesta lista. Alguns inclusive já fechados, como é o caso da Arena Palestra Itália, atual Parque Antárctica estádio do Palmeiras, outro que também já foi oficializado e começará as obras em breve é a Arena do Grêmio, atual estádio Olímpico situado em Porto Alegre. Outras arenas podem vir, como é o caso da arena Barueri (metade já está construída), e a do Coritiba, atual Couto Pereira na cidade de Curitiba.

Tudo são projetos, e nada é um fato por enquanto, tornando a coisa bem caótica e desesperadoras para um bom evento em 2014. Necessitamos de uma copa bem sucedida para alavancar a economia brasileira, tomara que as coisas mudem de uma forma radical nos próximos anos. Ainda irei postar mais especiais sobre a Copa no blog, em breve vou mostrar a vocês um pouco mais destes projetos, e torcer muito para estas arenas saírem do papel.

Nenhum comentário: