quarta-feira, 13 de agosto de 2008

AH! O futuro...

Futuro? O que é o futuro? Para mim uma palavra que não define praticamente nada em uma vida pessoal por exemplo. Você se imagina daqui 10 anos? Estará bem financeiramente falando? feliz? trabalhando em uma empresa grande? casado? com filhos? casado sem filhos? com filhos e solteiro? viúvo? estará vivo? (faça aquele gesto famoso, bata na madeira 3 vezes para não acontecer), será que irá existir teletransporte? (Você tá em casa, calmamente se dirige ao banheiro para fazer uma necessidade fisiologica, e encontra um ser que você nunca viu na vida, isto seria no mínimo comico). Você se imaginava a 10 anos atrás, como está agora? Bem, não sei vocês, mas com 11 anos eu não tinha muita capacidade para imaginar as coisas, e pensar nos meus problemas, afinal criança tem cabeça "fresca". Enfim, você pode falar sobre seu passado, mas o futuro, é algo impossível de se afirmar com toda clareza e certeza, em uma escolha tudo pode mudar, posso dizer que isto se encaixa na teoria do caos, qualquer coisa que você fizer terá uma repercussão.

Pois então você se pergunta "Sgura mas que cazzo! Por que raios você quer falar do futuro se ele é incerto, se ele não define nada?" A razão para isso é simples, ele não define nada pessoalmente, mas falando de uma forma globalizada, não tem português mais claro do que este "estamos simplesmente fudidos!"

É, a situação chega a ser crítica, diria que o aquecimento global é algo irreversível, uma terceira guerra algo bem possível, e os Estados Unidos ainda continuarão não aderindo ao Protocolo de Kyoto para não ferir sua "pobre economia"...e assim caminhamos ao fim do mundo...que beleza! Mas quem viver verá sensíveis diferenças para o mundo atual, a primeira delas é ver este país que se ditam os donos da América (afinal eles e o mundo o chamam de americanos, quando deveriam ser chamados de estado-unidense) perder a fama de "potência mundial", é só você acompanhar as Olímpiadas (breve um post especial sobre este assunto) que vai saber do que estou falando. Acredito em um Brasil forte economicamente, tendo grande influência no mercado mundial daqui uns 10, 15 anos, e cheio de velhos...como o mundo vai ter velhos daqui um tempinho...!

Falando em velhos, este assunto me remete ao professor de TAOP II(Teoria e Análise de opinião pública), um tal de Fred(japonês), ele começou a falar do mundo daqui a 10 anos, como seria...fico imaginando a maioria das propagandas voltada para idosos, isso soa até engraçado, mas é assim que o mundo se encaminha, a expectativa de vida aumenta, e o número de filhos por pessoa diminui, consequentemente teremos cerca de 1/3 da população mundial formada por pessoas acima de 60 anos, algo incrível. Penso, que nós publicitários temos de estar preparados para tudo, afinal acredito que faremos propagandas para algo que se quer existe, chega a ser assustador.

Bom é isso meus caros e nobres amigos, o mundo daqui 10 anos? provavelmente com deveras problemas, agora o seu futuro? ninguém sabe, nem eu sei o meu.

Um comentário:

Bruno de Pierro disse...

SGURA...QUE COINCIDÊNCIA. tem um livro que talvez lhe interesse, e que ainda não li, pois fiquei sabendo de sua existencia hoje, que se chama "A Doutrina do Choque", de Naomi Klein. É meio caro (uns 60 reais...vou comprar pra faculdade, e depois te empresto).

segundo um professor meu, ele é muito bom para compreendermos o mundo de agora, e tentar visualizar o que virá por aí.
seu post me fez lembrar disso...ele fala d como o capitalismo se aproveitou de "desastres", como o furacão Katrina, para impor seus métodos de dominação, como, por exemplo, privatizar o sistema público de ensino.
cara...acho q pra vc tb é bom o livro! hahaha...principalmente por vc se interessar por questões geopolíticas, né?

abç!