sexta-feira, 29 de agosto de 2008

E esse cotidiano...

É segunda-feira, o que isto lhe diz? Voltamos a rotina? Mais uma vez voltemos ao nosso cotidiano sem graça? É, na maioria das vezes não temos escapatória, essa é a realidade. Sair de casa às 6h, após tomar um banho, pegar aquele ônibus lotadissímo, cheio de pessoas perfumadas, com aquele cheiro bem agradável no ar, bem característico de um local fechado. Trabalhar por 6 ou 8 horas por dia como estagiário ou simplesmente um empregado, e depois de um longo dia após ouvir algumas de seu chefe, pegar metrozão, pois ainda lhe resta a faculdade, talvez para relaxar com os amigos, ver uma aula muito interessante de economia ou para dormir em todas elas. E no fim você pensa, será que tudo isso vale realmente a pena? Essa rotina, será que realmente vale de alguma coisa? Provavelmente valerá, buscar informações, estudar, e conhecer, sempre é válido, mas esteja certo a rotina tem de ser finita, ela dura alguns anos, e sempre vive em constante mudança.

Por que o assunto? Peguei metrô esses dias e pensei, todas pessoas que ali estavam procuram e desejam apenas uma coisa e tenho certeza de que é algo chamado felicidade. Vivemos a rotina, para buscar essa tal senhora chamada felicidade, muitas vezes esta pode ser chata, mas é com ela que vamos ganhar nosso pão e sustentar nossa família, mas digo e insisto a tal rotina é sempre temporária. O capitalismo nos faz robôs, a sociedade é hipócrita, as pessoas são hipócritas, vivemos em um mundo em que um engana o outro para obter alegria.

Ali, no banco que você sentou no metrô, já passaram pessoas com sentimentos diversos, uma pensando no almoço que não fez para o filho; o outro está com problemas com sua namorada; a menina precisa contar ao pai que não é mais virgem; o velho está com câncer de pulmão e seus dias estão contados, ele gostaria de voltar ao tempo e nunca mais colocar um cigarro na boca; dois irmãos conversam em como assaltar aquela loja na esquina de sua casa; um senhor, de aproximadamente 60 anos está indo para o enterro de sua filha que morrera assassinada na porta de sua casa; uma criança indo para a casa de um amiguinho brincar de playstation 3; uma moça de aproximadamente 43 anos, chora copiosamente, pois descobriu que seu marido é gay; até chegar eu, um jovem ambicioso, com pensamentos de alguém que tentará revolucionar o mundo.

Aposto que você nunca parou para pensar, que milhares de pessoas estiveram sentada no mesmo banco que você está agora, eu pensei, e todas elas, tem algo em comum, um objetivo: ser feliz. Seja qual for o modo, qual for a circunstância, qual for a situação, as pessoas só desejam isto, aliás é pedir muito? Eu acho que não, mas infelizmente aqui as coisas funcionam de forma errada, a felicidade de um, é a derrota e a tristeza de outros, nada é por méritos (claro que há exceções, e muitas).

Pessoas vão e vem, talvez você veja a mesma pessoa todos os dias na sua rotina, mas não a guarda em sua memória e esta tem uma história, tem uma vida, e com certeza busca felicidade, porque afinal, quem conseguir felicidade plena, por favor me avise qual é a fórmula deste sentimento tão almejado. O fato é que essas pessoas apesar de estarem em busca de algo vivem acomodadas do jeito que estão, eu em breve mudarei a minha rotina, é o começo para fazer do mundo um lugar diferente, no fim você tem a escolha: mudará o seu dia-a-dia ou viverá no marasmo da rotina?

2 comentários:

Unknown disse...

Suki,
Todos buscamos a felicidade!
A felicidade está em tudO.
As pessoas qndo a alcançam, já não se satisfazem com ela, dá as costas e vai em busca de outra felicidade.
Essa é a Rotina do dia-a-dia até a morte.
não há como mudar.... A satisfação está na busca e se dissolve na conkista.
Há aqueles que vivem intensamente buscando diversos prazeres e felicidades..
e Há aqueles que desejam mas são preguiçosos, logo descontentes, pois não há conquistas sem ação!


(...)


BJus.

Sgura disse...

nádilla, A POETA! :D