domingo, 24 de agosto de 2008

O Brasil e as Olimpíadas, A PIADA [Parte 2]

Hoje dia 24 de Agosto as Olimpíadas chegam ao fim, vimos uma organização fantástica, algo de primeiro mundo por parte dos chineses, confesso que não vi a festa de encerramento, mas pelo que falaram foi melhor que a de abertura e não duvido disto.

Vamos então ao quadro de medalhas:

Destaque inicial para a China que conseguiu um feito histórico ao superar os norte-americanos, o único país a fazer isto foi a antiga União Soviética(atual Rússia, Ucrânia, e uma porrada de país menos relevante), apenas perdeu no total de medalhas, 100 contra 110. Como esperado a Rússia obteve a 3ª posição e a Grã-Bretanha a 4ª, de resto algumas surpresas e excelentes campanhas principalmente no atletismo(todas medalhas destes países foram conquistadas no atletismo) por parte de Jamaica(13ª), Quênia(15ª) e Etiópia(18ª). Destaque negativo, além de um que citarei mais abaixo, vai para Cuba(28ª) com apenas 2 medalhas de ouro, fez uma campanha muito aquém do esperado.

Chegamos agora a campanha mais ridícula de todas, alguém dá um chute? Sim, o grande Brasil! É incrível, como não conseguimos ter bom desempenho em Olimpíadas, eu fico extremamente desapontado com algumas situações, como por exemplo, a programação da Globo é até cortada para mostrar que uma brasileira tirou em 19º no triatlo, mas que porra, o que é um 19º? NADA...não entendeu? N-A-D-A! Eu quero ver brasileiro tirando em primeiro, não em posições ridículas como estas, com todo respeito a atleta, e isto foi só um exemplo.

Daí você me questiona: "E a culpa deste desempenho pífio é dos atletas?"

Com certeza não meu caro leitor, aliás parabéns aos que foram nos representar, e que demonstraram extrema dedicação e valentia perante ao mundo, a culpa continua sendo do nosso querido governo que não investe em porra nenhuma. Conversava ontem com alguns amigos após a derrota no vôlei masculino, por que não conseguimos ir bem nas Olimpíadas? A resposta é simples, porque não há estrutura e investimento, não existe nada para incentivar o esporte, somos o país apenas do futebol e temos bom desempenho no vôlei, isso já está bom ?

Te deixo uma pergunta meu sábio leitor, sem ser nas Olimpiadas, quando você ouve falar de esportes como Esgrima, Salto em distância, Polo aquático, Badminton, Softbol ou Canoagem?
Sua resposta só vai lhe dizer o quanto são incentivados esportes como estes no Brasil e justificar este nosso desempenho ridículo, sem contar que faltou citar deveras outras modalidades olimpicas nesta pergunta...


Contudo, parabéns aos que superaram as barreiras e nos deram orgulho de ser brasileiro, foram eles César Cielo(um bronze e um ouro) com uma atuação memorável nas piscinas de Pequim, com direito a recorde olímpico nos 50 metros livre(detalhe: ele treina nos EUA). A outra com certeza foi a seleção feminina de vôlei, com uma campanha maravilhosa, superou a desconfiança e ganhou o ouro com sobras. Agora a melhor, a que mais se superou, sem dúvida alguma foi a Maurren Maggi, que ganhou ouro no salto em distância(repare que citei esta modalidade acima para salientar a importância desta medalha), não temos qualquer estrutura para o Atletismo aqui no Brasil, e mesmo assim, ela ganhou, parabéns à ela, e não ao Brasil. Deveria vir no quadro de medalhas com o nome dela, não o nome deste país que não passa estrutura para seus atletas.

Alguns destaques bem positivos que não ganharam ouro, foram as medalhas na Vela(creio que poderiamos ter ido melhor, mas foi satisfatório), sendo elas uma de prata na classe Star com Scheidt e Prada, e uma de bronze na classe 470 com Fernanda e Isabel. E também devemos citar as 3 medalhas de bronze no judô(também poderia ser melhor) de Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Ketleyn Quadros, por último outra medalha de superação e muita vontade o bronze de Natália Falavigna no Taekwondo(acima de 67kg), esta medalha é outra que deveria ir com o nome da atleta, e não do Brasil.

Tivemos também, aqueles ouros certos que acabaram escapando pelos dedos, foi o caso do futebol, o feminino tirou prata, deve-se valorizar, mas o masculino, tomou um sacode dos hermanos que deu até raiva, estes por sinal ganharam ouro, FORA DUNGA(sou a favor do Muricy na seleção)! Outro destaque negativo vai para a seleção masculina de vôlei, que sempre entra como favorita em todas competições do qual participam, e falharam feio, perdendo para os EUA na finalíssima. E por que não citar o Hipismo? Sempre nos dando alguma medalha, dessa vez passou reto, sem se quer uma de bronze.


Por fim, acabo com uma pergunta, de Atenas para Pequim, 4 anos após, evoluímos alguma coisa? Deixo uma comparação entre as medalhas do Brasil de Atenas e as medalhas de Pequim, tirem suas próprias conclusões...


Nenhum comentário: